Resumo

Título do Artigo

A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO EM GESTÃO DE PROJETOS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Luciana Viel Gomes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Entender como a aprendizagem organizacional é usada como fator estratégico na gestão de projetos.
Relevância/originalidade
São demonstradas diferentes formas de utilizar a aprendizagem organizacional como fator estratégico na gestão de projetos, podendo ser aplicada com base na gestão de conhecimento, competências e com base na própria aprendizagem organizacional.
Metodologia/abordagem
A partir de uma abordagem qualitativa foi realizada uma pesquisa exploratória, com base no método de revisão sistemática da literatura O intuito foi de entender como a aprendizagem organizacional é usada como fator estratégico na gestão de projetos.
Principais resultados
Os principais resultados são evidenciados a partir da compreensão da aprendizagem como fator estratégico na gestão de projetos, aumento na competitividade e sucesso do projeto A aprendizagem é vista como fator estratégico, promovendo o conhecimento e competências dos indivíduos da organização.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teórica principal deste estudo está relacionada com o envolvimento dos temas aprendizagem e estratégia no contexto de projetos A aprendizagem pode ser usada estrategicamente para proporcionar conhecimento, e consequentemente, contribuir para o sucesso dos projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição para a prática/gestão se dá pela compreensão de como a aprendizagem deve ser fomentada dentro das organizações para se tornar um fator estratégico e contribuir com o sucesso dos projetos.

Abstract

Study goals
Understand how organizational learning is used as a strategic factor in project management.
Relevance / originality
Different ways of using organizational learning as a strategic factor in project management are demonstrated, which can be applied based on the management of knowledge, skills and based on organizational learning itself.
Methodology / approach
From a qualitative approach, an exploratory research was carried out, based on the method of systematic literature review. The aim was to understand how organizational learning is used as a strategic factor in project management.
Main results
The main results are evidenced from the understanding of learning as a strategic factor in project management, increase in competitiveness and project success Learning is seen as a strategic factor, promoting the knowledge and skills of individuals in the organization.
Theoretical / methodological contributions
The main theoretical contribution of this study is related to the involvement of the themes learning and strategy in the context of projects Learning can be used strategically to provide knowledge, and consequently, contribute to the success of projects.
Social / management contributions
The contribution to practice/management is given by understanding how learning should be fostered within organizations to become a strategic factor and contribute to the success of projects.