Resumo

Título do Artigo

Métodos ágeis e aprendizagem organizacional em empresas orientadas a projetos
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Eliane lima rodrigues
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra funda
2 - Ronaldo Cruz da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - Prédio D

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é compreender como a aprendizagem organizacional acontece durante a implementação de métodos ágeis no ambiente de Gerenciamento de Projetos em empresas orientadas a projetos
Relevância/originalidade
A relevância deste estudo pode ser justificada porque essa implementação pode ocorrer por prática coercitiva, que entra no ambiente estável da organização, por meio dos projetos de métodos ágeis, provocando resistência e afetando negativamente a aprendizagem organizacional.
Metodologia/abordagem
Foram entrevistados 20 profissionais que atuam ou que já atuaram em projetos de implementação de sistemas de Tecnologia da Informação (TI), pertencentes a duas empresas orientadas a projetos, participantes do estudo.
Principais resultados
Por meio dos resultados, foi possível consolidar uma relação de fatores, como boas práticas na implementação de projetos ágeis e na influência da aprendizagem organizacional nas organizações.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição, este trabalho apresenta uma visão geral das práticas de implementação de projetos ágeis e aprendizagem organizacional, associadas aos clientes, à equipe de projetos, e às lideranças das organizações.
Contribuições sociais/para a gestão
Almeja-se que esta pesquisa colabore com as empresas orientadas a projetos como um apoio na transferência de conhecimento entre indivíduos e equipes e na multiplicação da aprendizagem de forma assertiva.

Abstract

Study goals
The objective of this study is to understand how organizational learning happens during the implementation of agile methods in the Project Management environment in project-oriented companies.
Relevance / originality
The relevance of this study can be justified because this implementation can occur through coercive practice, which enters the organization's stable environment, through agile methods projects, provoking resistance and negatively affecting organizational learning.
Methodology / approach
We interviewed 20 professionals who work or who have worked in projects to implement Information Technology (IT) systems, belonging to two project-oriented companies, participating in the study.
Main results
Through the results, it was possible to consolidate a list of factors, such as good practices in the implementation of agile projects and the influence of organizational learning in organizations.
Theoretical / methodological contributions
As a contribution, this work presents an overview of agile project implementation practices and organizational learning, associated with customers, the project team, and the leaders of organizations.
Social / management contributions
It is hoped that this research will collaborate with project-oriented companies as a support in the transfer of knowledge between individuals and teams and in the multiplication of learning in an assertive way.