Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é compreender como a aprendizagem organizacional acontece durante a implementação de métodos ágeis no ambiente de Gerenciamento de Projetos em empresas orientadas a projetos
Relevância/originalidade
A relevância deste estudo pode ser justificada porque essa implementação pode ocorrer por prática coercitiva, que entra no ambiente estável da organização, por meio dos projetos de métodos ágeis, provocando resistência e afetando negativamente a aprendizagem organizacional.
Metodologia/abordagem
Foram entrevistados 20 profissionais que atuam ou que já atuaram em projetos de implementação de sistemas de Tecnologia da Informação (TI), pertencentes a duas empresas orientadas a projetos, participantes do estudo.
Principais resultados
Por meio dos resultados, foi possível consolidar uma relação de fatores, como boas práticas na implementação de projetos ágeis e na influência da aprendizagem organizacional nas organizações.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição, este trabalho apresenta uma visão geral das práticas de implementação de projetos ágeis e aprendizagem organizacional, associadas aos clientes, à equipe de projetos, e às lideranças das organizações.
Contribuições sociais/para a gestão
Almeja-se que esta pesquisa colabore com as empresas orientadas a projetos como um apoio na transferência de conhecimento entre indivíduos e equipes e na multiplicação da aprendizagem de forma assertiva.