Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO E RESILIÊNCIA: um caso na gastronomia peruana no Brasil Resumo
Abrir Arquivo

Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Givaldo Guilherme dos Santos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - VERGUEIRO
2 - Vânia Maria Jorge Nassif
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Luis Eduardo Brandão Paiva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Flávia Maria da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo pretende analisar como o comportamento empreendedor pode contribuir para o desenvolvimento da resiliência como um atributo decisivo na jornada de seu negócio.
Relevância/originalidade
Esse tema é relevante diante da importância em compreender aspectos intrinsecamente relacionais ao comportamento humano na jornada empreendedora, se são incisivos ou não no enfrentamento de desafios de adaptabilidade e sustentabilidade do negócio.
Metodologia/abordagem
Método com abordagem qualitativa e análise de conteúdo dedutiva.
Principais resultados
Revela como a influência dos aspectos comportamentais foram pontuais na sustentabilidade de sua operação,
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo revela apesar de suas limitações a importância de mais investigações sobre os aspectos cognitivos e afetivos nas ações empreendedoras como atributos de competitividade.
Contribuições sociais/para a gestão
O apelo para o sucesso do empreendedor deva ser considerado aspectos muito além dos processos e também na esfera cognitiva e afetiva.

Abstract

Study goals
This article aims to analyze how entrepreneurial behavior can contribute to the development of resilience as a decisive attribute in your business journey.
Relevance / originality
This topic is relevant given the importance of understanding aspects intrinsically related to human behavior in the entrepreneurial journey, whether or not they are incisive in facing challenges of adaptability and sustainability of the business.
Methodology / approach
Method with a qualitative approach and deductive content analysis.
Main results
It reveals how the influence of behavioral aspects were punctual in the sustainability of its operation,
Theoretical / methodological contributions
Despite its limitations, the study reveals the importance of further investigations into the cognitive and affective aspects of entrepreneurial actions as attributes of competitiveness.
Social / management contributions
The appeal to the entrepreneur's success must be considered aspects far beyond the processes and also in the cognitive and affective sphere.