Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PROJETOS E ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Métodos de Pesquisa e Ensino em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Marcellus Henrique Rodrigues Bastos
CEFET-RJ - Valença
2 - Eduardo de Lima Pinto Carreiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Memorial UNINOVE

Reumo

Objetivo do estudo
Evidenciar como os temas gestão de projetos e Ensino Superior vem sido abordados em e publicados em artigos
Relevância/originalidade
Esta pesquisa levanta temas importantes de como a gestão de projetos e o ensino superior são correlacionados de diferentes formas e visões por pesquisadores em suas publicações e quais são as vertentes de verificações desses temas
Metodologia/abordagem
Utilizou a Revisão Sistemática de Literatura (RLS) com o propósito de entender quais são as correlações de pesquisa feitas num período de trinta anos sobre gestão de projetos e Ensino superior na base SCOPUS, sendo selecionados 40 artigos para essa análise
Principais resultados
A da RSL mostra diferentes visões de pesquisas sobre os temas trabalhados em conjuntos, sendo que visões como habilidades técnicas e humanas são desenvolvidas por meio de gestão de projetos em diversas formas e contribuições no ensino superior.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse trabalho contribui como proposta e execução de futuras pesquisas dentro da área de gestão de projetos nas IES
Contribuições sociais/para a gestão
Compreensão das principais pesquisas e vertentes de publicações e proposições sobre os temas “gestão de projetos” e “Ensino superior”

Abstract

Study goals
Show how the themes of project management and Higher Education have been addressed in and published in articles
Relevance / originality
This research raises important themes of how project management and higher education are correlated in different ways and views by researchers in their publications and what are the aspects of verification of these themes
Methodology / approach
It used the Systematic Literature Review (RLS) with the purpose of understanding what are the research correlations made in a period of thirty years on project management and Higher Education in the SCOPUS base, being selected 40 articles for this analysis
Main results
RSL's shows different views of research on the themes worked on together, with views such as technical and human skills being developed through project management in different ways and contributions to higher education.
Theoretical / methodological contributions
This work contributes as a proposal and execution of future research within the area of project management in HEIs
Social / management contributions
Understanding of the main research and aspects of publications and propositions on the themes “project management” and “Higher Education”