Resumo

Título do Artigo

ADERÂNCIA DOS PROCEDIMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS ÀS ORIENTAÇÕES DO GLOBAL PRODUCT DEVELOPMENT (GPD): O CASO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA
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Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Wanderley Ramalho
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - MPA Mestrado Profissional em Administração
2 - Ueder Raimundo de Oliveira
-
3 - Salette Silveira Azevedo
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba

Reumo

Objetivo do estudo
O presente artigo tem como objetivo perscrutar a aderência dos procedimentos utilizados no desenvolvimento de novos produtos em uma grande empresa brasileira de fabricação de veículos automobilísticos pesados às orientações emanadas do método Global Project Development (GPD).
Relevância/originalidade
A relevância/originalidade do estudo reside no desenvolvimento e aplicação prática de um modelo analítico, construído com base em um referencial teórico sistematicamente examinado e passível de ser posteriormente aplicado a outras indústrias do mesmo ramo.
Metodologia/abordagem
O estudo é exploratório e descritivo e de natureza quali-quantitativa Foi utilizado um survey com uma escala Likert de cinco pontos e de entrevistas semiestruturadas A unidade de análise foi uma multinacional presente no Brasil desde 1997 que emprega 1700 funcionários.
Principais resultados
O resultado do estudo pode ser sintetizado em um panorama que retrata como os funcionários diretamente vinculados ao desenvolvimento de novos produtos percebem o modo como a empresa tem conformado o seu processo aos ditames do método GPD.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teórico/metodológica reside na sugestão de um modelo para estudar o tema da adaptação de um processo produtivo ao Global Product Development explicitando as suas dimensões de análises (4) e os seus respectivos indicadores (14).
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo, ao fim e ao cabo, resulta em um instrumento gerencial e de planejamento para a empresa por permitir, de forma sistematizada, diagnosticar e sugerir como atuar para melhor aderência dos procedimentos utilizados aos ditames do GPD.

Abstract

Study goals
This article aims to examine the adherence of the procedures used in the development of new products in a large Brazilian company manufacturing heavy-duty automobile vehicles to the guidelines emanating from the Global Project Development (GPD) method.
Relevance / originality
The relevance/originality of the study resides in the development and practical application of an analytical model, built on the basis of a theoretical framework systematically examined and likely to be subsequently applied to other industries in the same field.
Methodology / approach
The study is exploratory and descriptive and qualitative and quantitative in nature. A survey with a five-point Likert scale and semi-structured interviews was used. . The unit of analysis was a multinational present in Brazil since 1997, which employs 1700 employees.
Main results
The result of the study can be summarized in an overview that portrays how employees directly linked to the development of new products perceive the way in which the company has conformed its process to the dictates of the GPD method.
Theoretical / methodological contributions
The theoretical/methodological contribution resides in the suggestion of a model to study the theme of adapting a production process to Global Product Development, explaining its analysis dimensions (4) and their respective indicators (14).
Social / management contributions
In the end, the study results in a management and planning instrument for the company by allowing, in a systematic way, to diagnose and suggest how to act for better adherence of the procedures used to the dictates of the GPD.