Resumo

Título do Artigo

AS OPORTUNIDADES PARA A RETOMADA DA LIDERANÇA NA CATEGORIA HAMBÚRGUER PARA A SEARA GOURMET
Abrir Arquivo

Tema

Ensino de Marketing

Autores

Nome
1 - Victo José Saris Moraes
Instituto J&F (Escola Germinare) - JBS

Reumo

Objetivo do estudo
O Caso de Ensino da Seara Gourmet Hambúrguer tem como objetivo promover uma reflexão de quais soluções os estudantes podem encontrar para que a empresa possa retomar a liderança na categoria de hambúrguer gourmet através da execução no canal.
Relevância/originalidade
O trabalho visa demonstra como a metodologia do Caso de Ensino é um importante instrumento de ensino para a aproximação entre o ensino formal e a realidade empresarial, favorecendo substancialmente a formação profissional dos alunos.
Metodologia/abordagem
Nesse trabalho é apresentado uma análise teórica da metodologia do Caso de Ensino e seu emprego para o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como por exemplo a capacidade de tomada de decisões, para a formação dos estudantes como futuros tocadores de negócios.
Principais resultados
A pesquisa apresenta como resultado a eficiência da metodologia do Caso de Ensino, que ao favorecer a integração entre a teoria aprendida e a prática empresarial, resulta em um maior dinamismo das aulas, aumentando dessa forma o engajamento dos estudantes.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente trabalho demonstra que com a aplicação da metodologia do Caso de Ensino há uma maior integração entre a teoria e a realidade dos negócios. Dessa forma, a relação de ensino-aprendizagem adquire ganhos significativos, demonstrando ser uma estratégia pedagógica extremamente eficiente.
Contribuições sociais/para a gestão
A utilização da metodologia do Caso de ensino possibilita a elaboração de aulas mais dinâmicas, aumentando o engajamento dos alunos. Dessa forma, essa metodologia fornece ganhos significativos para uma formação profissional mais qualificada para os estudantes se tornarem futuros tocadores de negócios.

Abstract

Study goals
The Seara Gourmet Hamburger Teaching Case aims to promote a reflection on the solutions students can find to enable the company to regain leadership in the gourmet hamburger category through execution in the channel.
Relevance / originality
The Seara Gourmet Hamburger Teaching Case aims to promote a reflection on the solutions students can find to enable the company to regain leadership in the gourmet hamburger category through execution in the channel.
Methodology / approach
This work presents a theoretical analysis of the Teaching Case methodology and its application for the development of fundamental skills, such as decision-making abilities, to prepare students as future business leaders.
Main results
The research presents as a result the effectiveness of the Teaching Case methodology, which, by fostering the integration between learned theory and business practice, leads to greater class dynamism, thereby increasing student engagement.
Theoretical / methodological contributions
This study demonstrates that with the application of the Teaching Case methodology, there is greater integration between theory and business reality. Consequently, the teaching-learning relationship achieves significant gains, proving to be an extremely efficient pedagogical strategy.
Social / management contributions
The use of the Teaching Case methodology enables the development of more dynamic classes, increasing student engagement. Thus, this methodology provides significant benefits for a more qualified professional education, preparing students to become future business leaders.