Resumo

Título do Artigo

SEARA INCRÍVEL – CRESCIMENTO DA MARCA ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE MERCADO
Abrir Arquivo

Tema

Ensino de Marketing

Autores

Nome
1 - Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - São Paulo
2 - Rodrigo Guimarães Motta
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - Perdizes

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo tem como principal objetivo estimular a reflexão por parte dos estudantes quanto a possíveis soluções para que a marca Incrível consiga desenvolver o mercado de plant-based, a partir da sua posição de liderança.
Relevância/originalidade
O estudo consegue apresentar aos estudantes as informações referentes ao consumo de proteínas (animal e alternativas) no mundo, reforçar a trajetória e o papel que Incrível teve na existência desse mercado, bem como as particularidades desse mercado em ascensão.
Metodologia/abordagem
Adota-se a metodologia caso de ensino que propõe aproximar os estudantes da prática gerencial, levando a realidade do negócio à sala de aula permitindo sejam desenvolvidas as competências necessárias para o futuro exercício da profissão.
Principais resultados
O estudo consegue transparecer a situação real da marca, conclamando os estudantes para uma atuação gerencial dentro dos limites de uma sala de aula e promove uma maior relação entre teoria e prática, assim como uma maior relação entre reflexão e ação.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os estudantes são incentivados a compreensão de que líder não só é aquele player que detém a maior participação de mercado, mas que geralmente lidera em variações de preços, lançamentos de produtos, cobertura de distribuição e intensidade promocional (Kotler e Keller, 2019).
Contribuições sociais/para a gestão
O caso mostra a marca Incrível como protagonista no movimento de crescimento das proteínas vegetais no Brasil bem como delega aos estudantes a responsabilidade de gerir uma marca que deve liderar o desenvolvimento do mercado de plant-based.

Abstract

Study goals
The main objective of this study is to stimulate reflection on the part of students regarding possible solutions for the Incredible brand to be able to develop the plant-based market, from its leadership position.
Relevance / originality
The study is able to provide students with information regarding protein consumption (animal and alternative) in the world, reinforce the trajectory and role that Incredible played in the existence of this market, as well as the particularities of this growing market.
Methodology / approach
The teaching case methodology is adopted, which proposes to bring students closer to managerial practice, bringing the reality of business to the classroom, allowing the necessary skills to be developed for the future exercise of the profession.
Main results
The study manages to show the real situation of the brand, calling students to a managerial role within the limits of a classroom and promoting a greater relationship between theory and practice, as well as a greater relationship between reflection and action.
Theoretical / methodological contributions
Students are encouraged to understand that a leader is not only the player that holds the largest market share, but that generally leads in price variations, product launches, distribution coverage and promotional intensity (Kotler and Keller, 2019).
Social / management contributions
The case shows the Incredible brand as a protagonist in the growth movement of vegetable proteins in Brazil, as well as delegates to students the responsibility of managing a brand that must lead the development of the plant-based market.