Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa é compreender a perspectiva positiva de jovens e adolescentes na posição de candidatos a vagas de trabalho que lhes permitem desenvolver carreiras não só brilhantes, como também definidoras de seus futuros profissionais.
Relevância/originalidade
A presente pesquisa traz ao cenário das reflexões uma experiência efetiva relativa à participação empresarial em proveito do direito à educação, educação essa voltada aos jovens e, mais notadamente, àqueles que vislumbram um maior desenvolvimento e crescimento pessoal.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa qualitativa norteia-se em Cesar (2005), Creswell e Creswell (2021) e Yin (2002) de modo a compreender as contribuições do projeto pedagógico empresarial-educacional da Escola Germinare (escola de negócios do Instituto J&F) para a formação acadêmica e profissional de seus alunos.
Principais resultados
Os resultados parciais demonstram que o projeto empresarial-educacional vem cumprindo requisitos da pedagogia educacional contemporânea, sendo entendido como um projeto pedagógico que, além de formar profissionais para o mercado de trabalho, concretiza sonhos dos jovens “tocadores de negócio”.
Contribuições teóricas/metodológicas
Diante da premissa de que a educação contemporânea exige qualidade, entende-se que, quando os jovens são integrados a essa educação efetiva, isso desenvolve suas competências e leva à sua inserção produtiva no mercado de trabalho após o processo de aprendizado.
Contribuições sociais/para a gestão
A educação contemporânea de qualidade oferecida aos alunos é de enorme importância ao empresário, que, ao detectar o potencial empresarial que esses jovens possuem, realiza uma seleção apurada e passa a recebê-los em projetos desenvolvidos que lhes permitem um ensino-aprendizado profissional diferenciado.