Resumo

Título do Artigo

UM PROJETO PEDAGÓGICO EMPRESARIAL-EDUCACIONAL E A CONCRETIZAÇÃO DA INSERÇÃO PRODUTIVA DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO
Abrir Arquivo

Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Rodrigo Guimarães Motta
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - Perdizes

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa é compreender a perspectiva positiva de jovens e adolescentes na posição de candidatos a vagas de trabalho que lhes permitem desenvolver carreiras não só brilhantes, como também definidoras de seus futuros profissionais.
Relevância/originalidade
A presente pesquisa traz ao cenário das reflexões uma experiência efetiva relativa à participação empresarial em proveito do direito à educação, educação essa voltada aos jovens e, mais notadamente, àqueles que vislumbram um maior desenvolvimento e crescimento pessoal.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa qualitativa norteia-se em Cesar (2005), Creswell e Creswell (2021) e Yin (2002) de modo a compreender as contribuições do projeto pedagógico empresarial-educacional da Escola Germinare (escola de negócios do Instituto J&F) para a formação acadêmica e profissional de seus alunos.
Principais resultados
Os resultados parciais demonstram que o projeto empresarial-educacional vem cumprindo requisitos da pedagogia educacional contemporânea, sendo entendido como um projeto pedagógico que, além de formar profissionais para o mercado de trabalho, concretiza sonhos dos jovens “tocadores de negócio”.
Contribuições teóricas/metodológicas
Diante da premissa de que a educação contemporânea exige qualidade, entende-se que, quando os jovens são integrados a essa educação efetiva, isso desenvolve suas competências e leva à sua inserção produtiva no mercado de trabalho após o processo de aprendizado.
Contribuições sociais/para a gestão
A educação contemporânea de qualidade oferecida aos alunos é de enorme importância ao empresário, que, ao detectar o potencial empresarial que esses jovens possuem, realiza uma seleção apurada e passa a recebê-los em projetos desenvolvidos que lhes permitem um ensino-aprendizado profissional diferenciado.

Abstract

Study goals
The objective of this research is to understand the positive perspective of young people and teenagers as candidates for job vacancies which allow them to develop careers not only brilliant, but also defining of their professional futures.
Relevance / originality
The present research brings to the stage of reflections an effective experience related to business participation for the right of education focused on young people and, more notably, on those who seek further development and personal growth.
Methodology / approach
This qualitative research is guided by Cesar (2005), Creswell and Creswell (2021) and Yin (2002) in order to understand the contributions of the business-educational pedagogical project of Escola Germinare to the academic and professional training of its students.
Main results
The partial results show that the business-educational project has been meeting the requirements of the contemporary teaching, being understood as a pedagogical project that, besides training professionals for the labor market, fulfills the dreams of young “business players”.
Theoretical / methodological contributions
Under the assumption that the contemporary education demands quality, it is understood that when young people are integrated into this effective education, it develops their competencies and leads them to a productive labor market insertion after the learning process.
Social / management contributions
High-end contemporary education offered to students is crucial to the entrepreneur, who, upon detecting the business potential of young people, makes a refined selection and begins to welcome them to developed projects that enable a differentiated professional teaching and learning.