Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE ESTRATÉGICA E FINANCEIRA DE GRANDES CONGLOMERADOS DO VAREJO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A VIA S.A.
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Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Beatriz Patriota de Souza
Universidade Federal de Uberlandia - UFU - Campus Santa Mônica

Reumo

Objetivo do estudo
O presente texto tem como objetivo analisar a correlação e o impacto de estratégias adotadas por um dos maiores conglomerados do Brasil - Via S.A. - em seus indicadores financeiros e, consequentemente, em seu desempenho.
Relevância/originalidade
Atualmente, notam-se estratégias adotadas pelas varejistas brasileiras no rumo da digitalização, em especial com o investimento à multicanalidade, experiência do cliente e aquisições, que impactam na sua relevância em marketshare, robustez operacional e em seus indicadores financeiros.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa será caracterizada como qualitativa e quantitativa Em um primeiro momento, será feita uma análise qualitativa das decisões de expansão da Via S A para, em uma segunda etapa, realizar uma abordagem quantitativa baseada nos demonstrativos financeiros desta.
Principais resultados
Observa-se que, mesmo que as empresas varejistas caminhem em sentidos estratégicos bem similares, existem focos e tempos de planejamento diferentes, que acabam por influenciar em seus indicadores. A Via busca maior amadurecimento nos meios de pagamento, com foco na eficiência operacional.
Contribuições teóricas/metodológicas
Assim, dispõe-se a explicação sobre os indicadores financeiros de Liquidez, Rentabilidade e Endividamento - utilizando Iudícibus como base -, além de aspectos determinantes para o crescimento e expansão de uma firma - utilizando, principalmente, Porter e Penrose como autores referência teórica.
Contribuições sociais/para a gestão
Notou-se a necessidade de produzir um artigo que pudesse contemplar e unir uma análise estratégica à financeira sobre a Via S A, além de não ser uma empresa foco de pesquisas acadêmicas e tem extrema relevância para o setor no país

Abstract

Study goals
This text aims to analyze the correlation and the impact of strategies adopted by one of the largest conglomerates in Brazil - Via S.A. - in its financial indicators and, consequently, in its performance.
Relevance / originality
Currently, there are strategies adopted by brazilian retailers in the direction of digitalization, especially with investment in multichannel, customer experience and acquisitions, which impact their relevance in market share, operational robustness and their financial indicators.
Methodology / approach
This research will be characterized as qualitative and quantitative. In a first moment, a qualitative analysis will be made of Via S A's expansion decisions, in order to, in a second stage, carry out a quantitative approach based on its financial statements.
Main results
It's observed that, even if the retail companies walk in very similar strategic directions, there are different focus and planning times, which end up influencing their indicators Via is seeking greater maturity in terms of payment, with a focus on operational efficiency.
Theoretical / methodological contributions
Thus, the explanation on the financial indicators of Liquidity, Profitability and Indebtedness is available, in addition to determining aspects for the growth and expansion of a firm. Iudícibus, Porter and Penrose will be mainly used as theoretical references.
Social / management contributions
It was noted the need to produce an article that could contemplate and unite a strategic and financial analysis of Via S A, in addition to not being a focus of academic research and having extreme relevance for the sector.