Objetivo do estudo
O presente texto tem como objetivo analisar a correlação e o impacto de estratégias adotadas por um dos maiores conglomerados do Brasil - Via S.A. - em seus indicadores financeiros e, consequentemente, em seu desempenho.
Relevância/originalidade
Atualmente, notam-se estratégias adotadas pelas varejistas brasileiras no rumo da digitalização, em especial com o investimento à multicanalidade, experiência do cliente e aquisições, que impactam na sua relevância em marketshare, robustez operacional e em seus indicadores financeiros.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa será caracterizada como qualitativa e quantitativa Em um primeiro momento, será feita uma análise qualitativa das decisões de expansão da Via S A para, em uma segunda etapa, realizar uma abordagem quantitativa baseada nos demonstrativos financeiros desta.
Principais resultados
Observa-se que, mesmo que as empresas varejistas caminhem em sentidos estratégicos bem similares, existem focos e tempos de planejamento diferentes, que acabam por influenciar em seus indicadores. A Via busca maior amadurecimento nos meios de pagamento, com foco na eficiência operacional.
Contribuições teóricas/metodológicas
Assim, dispõe-se a explicação sobre os indicadores financeiros de Liquidez, Rentabilidade e Endividamento - utilizando Iudícibus como base -, além de aspectos determinantes para o crescimento e expansão de uma firma - utilizando, principalmente, Porter e Penrose como autores referência teórica.
Contribuições sociais/para a gestão
Notou-se a necessidade de produzir um artigo que pudesse contemplar e unir uma análise estratégica à financeira sobre a Via S A, além de não ser uma empresa foco de pesquisas acadêmicas e tem extrema relevância para o setor no país