Resumo

Título do Artigo

A PERSPECTIVA COMPORTAMENTAL DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AO GREENWASHING
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Beatriz Franco Ferreira Baião
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - são roque
2 - Eduardo Roque Mangini
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - São Roque

Reumo

Objetivo do estudo
Este trabalho aborda o tema do greenwashing, que consiste em alegações enganosas ou exageradas de práticas ambientais por parte de empresas, com o objetivo de parecerem mais sustentáveis do que realmente são.
Relevância/originalidade
A pesquisa enfoca a perspectiva comportamental do consumidor perante os produtos da linha de higiene bucal em relação ao greenwashing.
Metodologia/abordagem
O estudo inclui uma pesquisa empírica com consumidores, utilizando método quantitativo, com uso da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Foram analisadas 277 respostas coletadas por meio de questionário estruturado com escalas devidamente validadas.
Principais resultados
Foram desenvolvidas quatro hipóteses, das quais três confirmaram relações estatisticamente significantes
Contribuições teóricas/metodológicas
Foram analisados fatores psicológicos, sociais e culturais que influenciam a percepção do consumidor e sua decisão de compra diante dessas estratégias de marketing.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados fornecem subsídios valiosos sobre como os consumidores interpretam e respondem ao greenwashing, bem como suas atitudes em relação a marca, confiança e intenção de compra.

Abstract

Study goals
This work addresses the theme of greenwashing, which consists of misleading or exaggerated claims of environmental practices by companies with the aim of appearing more sustainable than they actually are
Relevance / originality
The research focuses on the consumer's behavioral perspective towards oral care products in relation to greenwashing.
Methodology / approach
The study includes empirical research with consumers, using a quantitative method and the Structural Equation Modeling technique. 277 responses collected through a structured questionnaire with duly validated scales were analyzed.
Main results
Four hypotheses were developed, of which three confirmed statistically significant relationships.
Theoretical / methodological contributions
Psychological, social, and cultural factors influencing the consumer's perception and purchasing decision towards these marketing strategies were analyzed.
Social / management contributions
The results provide valuable insights into how consumers interpret and respond to greenwashing, as well as their attitudes towards the brand, trust, and purchase intention.