Objetivo do estudo
Este trabalho aborda o tema do greenwashing, que consiste em alegações enganosas ou exageradas de práticas ambientais por parte de empresas, com o objetivo de parecerem mais sustentáveis do que realmente são.
Relevância/originalidade
A pesquisa enfoca a perspectiva comportamental do consumidor perante os produtos da linha de higiene bucal em relação ao greenwashing.
Metodologia/abordagem
O estudo inclui uma pesquisa empírica com consumidores, utilizando método quantitativo, com uso da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Foram analisadas 277 respostas coletadas por meio de questionário estruturado com escalas devidamente validadas.
Principais resultados
Foram desenvolvidas quatro hipóteses, das quais três confirmaram relações estatisticamente significantes
Contribuições teóricas/metodológicas
Foram analisados fatores psicológicos, sociais e culturais que influenciam a percepção do consumidor e sua decisão de compra diante dessas estratégias de marketing.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados fornecem subsídios valiosos sobre como os consumidores interpretam e respondem ao greenwashing, bem como suas atitudes em relação a marca, confiança e intenção de compra.