Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR A EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Camila Fialho de Oliveira
UFAL - FEAC
2 - Mayara Vieira Rios
Centro Universitário de Maceió - UNIMA - UNIMA
3 - Jovino Pinto Filho
Universidade Federal de Alagoas - Faculdade de Letras
4 - Luciana Peixoto Santa Rita
Universidade Federal de Alagoas -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento da evasão na Universidade Federal de Alagoas entre os anos 2012 e 2018, identificando se as ações implementadas no período foram capazes de minimizar os índices de evasão na instituição.
Relevância/originalidade
O estudo possui relevância por contribuir com a formulação e aprimoramento das políticas públicas de prevenção e monitoramento dos índices de evasão na Universidade Federal de Alagoas e instituições similares.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quantitativa usando análise documental. Foram utilizados dados de matrículas, ingressos, reopções de cursos e concluintes entre 2012-2018, provenientes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e dos relatórios institucionais da UFAL.
Principais resultados
Em 2018, a UFAL teve evasão negativa, ganhando alunos devido à boa taxa de permanência entre 2016 e 2018, apesar de redução de recursos financeiros. A assistência estudantil teve papel importante e procedimentos normatizados e informatizados coincidiram com o aumento de alunos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo permite contribuições teóricas e metodológicas no que diz respeito a como lidar estatisticamente com os dados documentais para proporcionar a possível relação entre estratégias implementadas e redução da evasão escolar.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa contribuiu para melhor compreensão do impacto das políticas públicas de assistência estudantil na permanência dos alunos, bem como demonstrando a importância das ações de normatização de informatização de procedimentos relacionados à Assistência Estudantil.

Abstract

Study goals
The objective of this study was to analyze the dropout behavior at the Federal University of Alagoas between 2012 and 2018, identifying whether the actions implemented in the period were able to minimize the dropout rates at the institution.
Relevance / originality
The study is relevant because it contributes to the formulation and improvement of public policies for the prevention and monitoring of dropout rates at the Federal University of Alagoas and similar institutions.
Methodology / approach
An exploratory-descriptive research with a quantitative approach was carried out using documentary analysis. Data on enrollment, admissions, course reoptions and graduates between 2012-2018, from the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep) and UFAL institutional reports were used.
Main results
In 2018, UFAL had a negative dropout rate, gaining students due to the good permanence rate between 2016 and 2018, despite a reduction in financial resources Student assistance played an important role and standardized and computerized procedures coincided with the increase in
Theoretical / methodological contributions
The study allows theoretical and methodological contributions regarding how to deal statistically with documentary data to provide the possible relationship between implemented strategies and dropout reduction.
Social / management contributions
The research contributed to a better understanding of the impact of public student assistance policies on the permanence of students, as well as demonstrating the importance of actions to standardize the computerization of procedures related to Student Assistance.