Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento da evasão na Universidade Federal de Alagoas entre os anos 2012 e 2018, identificando se as ações implementadas no período foram capazes de minimizar os índices de evasão na instituição.
Relevância/originalidade
O estudo possui relevância por contribuir com a formulação e aprimoramento das políticas públicas de prevenção e monitoramento dos índices de evasão na Universidade Federal de Alagoas e instituições similares.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quantitativa usando análise documental. Foram utilizados dados de matrículas, ingressos, reopções de cursos e concluintes entre 2012-2018, provenientes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e dos relatórios institucionais da UFAL.
Principais resultados
Em 2018, a UFAL teve evasão negativa, ganhando alunos devido à boa taxa de permanência entre 2016 e 2018, apesar de redução de recursos financeiros. A assistência estudantil teve papel importante e procedimentos normatizados e informatizados coincidiram com o aumento de alunos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo permite contribuições teóricas e metodológicas no que diz respeito a como lidar estatisticamente com os dados documentais para proporcionar a possível relação entre estratégias implementadas e redução da evasão escolar.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa contribuiu para melhor compreensão do impacto das políticas públicas de assistência estudantil na permanência dos alunos, bem como demonstrando a importância das ações de normatização de informatização de procedimentos relacionados à Assistência Estudantil.