Resumo

Título do Artigo

BUSINESS MODEL CANVAS E VALUE PROPOSITION CANVAS NO PLANEJAMENTO DE UM MODELO DE NEGÓCIO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Projetos em Ambientes Empreendedores (ex. Startups e Fintechs)

Autores

Nome
1 - Ariane de Paula Santana
ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - São Paulo
2 - Jose Luis Dalto
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo foi construir um plano ágil, sólido e versátil usando a ferramenta Business Model Canvas [BMC] suportada pelo Value Proposition Canvas [VPC], adaptável a diferentes segmentos, em curto prazo com foco na proposta de valor e segmento de clientes.
Relevância/originalidade
O estudo possibilita a elaboração de um plano de implantação de negócio, conforme premissas de um planejamento de projetos, que se destaca pela economia de tempo, eficácia e versatilidade. Oferecendo suporte e dados úteis a todos que buscam iniciar o próprio empreendimento.
Metodologia/abordagem
Os dados foram coletados de uma microempresa do setor de Marketing que, baseado no roteiro do BMC e VPC, foram construídos quadros através da técnica de Brainstorming. Como procedimento técnico o estudo de caso foi conduzido a partir etapas disponíveis na literatura.
Principais resultados
O estudo caracterizou a empresa e evidenciou fatores que contribuíram para a saúde do negócio, como: distinguir os potenciais clientes, projetar o reconhecimento da marca, suprir a carência de gestão de contratos e indicadores, e identificou a chance de expansão com filiados.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo oferece contribuições teóricas relevantes analisando pesquisas anteriores e propondo aplicar fundamentos sólidos na construção de um plano de implantação de um novo negócio com o Business Model Canvas e Value Proposition Canvas, explorando a eficácia no planejamento.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição social, conclui-se que um plano de implementação utilizando o BMC traz estrategicamente benefícios sustentáveis ao empreendedor por considerar as características intrínsecas ao modelo de negócio, além de dar visão as oportunidades num formato reflexivo, porém totalmente voltado para a execução.

Abstract

Study goals
The objective was to build an agile, robust, and versatile plan using the Business Model Canvas [BMC] tool supported by the Value Proposition Canvas [VPC], adaptable to different segments, in the short term with a focus on value proposition and customer segment.
Relevance / originality
The study enables the development of a business implementation plan based on project planning premises, which stands out for its time efficiency, effectiveness, and versatility. Providing support and valuable data to all those seeking to start their own enterprise.
Methodology / approach
The data was collected from a Marketing microenterprise that, based on the BMC and VPC frameworks, built charts using the Brainstorming technique. As a technical procedure, the case study was conducted following steps available in the literature.
Main results
The study characterized the company and highlighted factors that contributed to the health of the business, such as: distinguishing potential customers, designing brand recognition, addressing the lack of contract and performance indicators management, and identified the opportunity for expansion through affiliates.
Theoretical / methodological contributions
The study offers relevant theoretical contributions by analyzing previous research and proposing the application of solid foundations in the construction of an implementation plan for a new business using the Business Model Canvas and Value Proposition Canvas, exploring effectiveness in planning.
Social / management contributions
As a social contribution, it is concluded that an implementation plan using the BMC strategically brings sustainable benefits to the entrepreneur by considering the intrinsic characteristics of the business model and providing insight into opportunities in a reflective yet entirely execution-oriented format.