Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA ECONOMIA CIRCULAR: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA FABRICANTE DE ALUMÍNIO.
Abrir Arquivo

Tema

Sustentabilidade em Projetos

Autores

Nome
1 - RAFAEL BERNARDO CAMILO
USP - Universidade de São Paulo - Politécnica
2 - Aline Sacchi Homrich
USP - Universidade de São Paulo - Engenharia de Produção - Escola Politécnica de São Paulo

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo desse estudo é explorar os desafios e estratégias envolvidos na transição para uma economia mais circular e sustentável.
Relevância/originalidade
Identificar aspectos práticos para o alcance de metas mais sustentáveis para um setor que reconhecidamente causa elevados impactos no meio ambiente.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um estudo de caso com foco nos projetos de uma empresa produtora de bobinas para fabricação de latas de bebidas de alumínio.
Principais resultados
Três principais aspectos foram identificados como desafios e possíveis estratégias para a transição na empresa: aumento do engajamento da alta liderança diante das questões/projetos de desenvolvimento sustentável; definição de metas de desempenho para cada área e envolvimento de longo prazo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Observa-se necessidade de aumento do engajamento da alta liderança diante de projetos de desenvolvimento sustentável; clareza na definição de metas de desempenho para cada área associando inovação e sustentabilidade e envolvimento de toda a cadeia de valor em soluções mais sustentáveis.
Contribuições sociais/para a gestão
Observou-se que a empresa tem investido nessas ações e que a implantação de um PMO, nomeado Transformation Office, tem colaborado no alcance de metas mais sustentáveis para um setor que reconhecidamente causa elevados impactos no meio ambiente.

Abstract

Study goals
The aim of this study is to explore the challenges and strategies involved in the transition to a more circular and sustainable economy.
Relevance / originality
Identify practical aspects for achieving more sustainable goals for a sector that is known to cause high impacts on the environment.
Methodology / approach
A case study was carried out focusing on the projects of a company that produces coils for the manufacture of aluminum beverage cans.
Main results
Three main aspects were identified as challenges and possible strategies for the transition in the company: increased top leadership engagement with sustainable development issues/projects; definition of performance targets for each area and long-term involvement.
Theoretical / methodological contributions
There is a need to increase senior leadership engagement in sustainable development projects; clarity in the definition of performance targets for each area associating innovation and sustainability and involvement of the entire value chain in more sustainable solutions.
Social / management contributions
It was observed that the company has invested in these actions and that the implementation of a PMO, named Transformation Office, has collaborated in achieving more sustainable goals for a sector that is known to cause high impacts on the environment.