Objetivo do estudo
O objetivo desse estudo é explorar os desafios e estratégias envolvidos na transição para uma economia mais circular e sustentável.
Relevância/originalidade
Identificar aspectos práticos para o alcance de metas mais sustentáveis para um setor que reconhecidamente causa elevados impactos no meio ambiente.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um estudo de caso com foco nos projetos de uma empresa produtora de bobinas para fabricação de latas de bebidas de alumínio.
Principais resultados
Três principais aspectos foram identificados como desafios e possíveis estratégias para a transição na empresa: aumento do engajamento da alta liderança diante das questões/projetos de desenvolvimento sustentável; definição de metas de desempenho para cada área e envolvimento de longo prazo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Observa-se necessidade de aumento do engajamento da alta liderança diante de projetos de desenvolvimento sustentável; clareza na definição de metas de desempenho para cada área associando inovação e sustentabilidade e envolvimento de toda a cadeia de valor em soluções mais sustentáveis.
Contribuições sociais/para a gestão
Observou-se que a empresa tem investido nessas ações e que a implantação de um PMO, nomeado Transformation Office, tem colaborado no alcance de metas mais sustentáveis para um setor que reconhecidamente causa elevados impactos no meio ambiente.