Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é propor um framework abrangente, baseado no Business Model Canvas, para o desenvolvimento de casos de negócios de projetos de Tecnologia da Informação (TI).
Relevância/originalidade
A estrutura visa facilitar o alinhamento entre as partes interessadas de negócios e de TI, aprimorar os processos de tomada de decisão do projeto e melhorar a taxa de sucesso das iniciativas de TI nas organizações.
Metodologia/abordagem
A Design Science Research seguiu procedimentos que resultam na construção de um framework para resolução de um problema, composto por cinco etapas: Conscientização do Problema, Sugestões, Desenvolvimento, Avaliação e Conclusão. A técnica de análise de dados foi análise de conteúdo.
Principais resultados
A identificação dos principais problemas e dificuldades que as empresas encontram na criação de business cases para projetos de TI e a criação de um framework que sirva de guia para essas organizações.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa realizada, com base no referencial teórico, permitiu relacionar conhecimentos sobre conceitos de Business Case a Projetos de Tecnologia da Informação, contribuindo para a formação de uma base teórica dos construtos.
Contribuições sociais/para a gestão
A implicação gerencial é a entrega de um framework que oriente e conduza a criação de business case para projetos de TI pelas áreas de negócio, consequentemente apoiando-as no diálogo com os setores de TI