Resumo

Título do Artigo

SISTEMAS DE RECOMPENSAS E GESTÃO DE RESULTADOS: A PERCEPÇÃO DOS FUNIONÁRIOS DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS LOCALIZADA EM MAMANGUAPE/PB
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Daniela Cíntia de Carvalho Leite Menezes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Maria Heloíza da Silva Chaves
UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Campus IV
3 - MANOEL HELENO GOMES DA SILVA
UFPB - Universidade Federal da Paraíba - CAMPUS IV - LITORAL NORTE
4 - Isabelle Carlos Campos Rezende Cavalcante
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - São Paulo

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a percepção dos funcionários de uma rede de supermercados da cidade de Mamanguape/PB sobre as práticas de recompensas executadas pela empresa.
Relevância/originalidade
O estudo justifica-se pela importância do sistema de recompensas para tornar a empresa mais eficiente, além de funcionários mais motivados, levando em consideração que os talentos e as competências das pessoas que compõe a entidade serão capazes de agregar valor à organização.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se da pesquisa de campo descritiva, com aplicação do método indutivo. Para coletar os dados elaborado e aplicado um questionário com os funcionários da rede. Os dados foram organizados em tabelas a partir da estatística descritiva.
Principais resultados
Percebeu-se que as práticas dos sistemas de recompensas têm um uma forte influência na motivação dos seus colaboradores e que apesar dos diversos tipos de sistemas de recompensas existentes na empresa, há alguns anseios por parte dos colaboradores que desejam ser atendidos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse artigo contribui para o avanço na literatura sobre sistemas de recompensas, controladoria e contabilidade gerencial.
Contribuições sociais/para a gestão
Esse artigo apresenta sua contribuição social no bem-estar e no relacionamento entre os membros internas das organizações.

Abstract

Study goals
Analyzing the employees' perception of a supermarket chain in the city of Mamanguape/PB regarding the reward practices implemented by the company.
Relevance / originality
The study is justified by the significance of the reward system in enhancing organizational efficiency and motivating employees, taking into account that the talents and skills of the individuals within the entity can contribute value to the organization.
Methodology / approach
A descriptive field research approach was employed, utilizing the inductive method. To collect data, a questionnaire was developed and administered to the employees of the network. The data was organized into tables using descriptive statistics.
Main results
It was noticed that reward system practices have a strong influence on employee motivation, and despite the various types of reward systems present within the company, there are certain expectations from employees that they desire to be fulfilled.
Theoretical / methodological contributions
This article contributes to the advancement of literature on reward systems, controlling, and managerial accounting.
Social / management contributions
This article presents its social contribution in the well-being and relationships among internal members of organizations.