Resumo

Título do Artigo

CONSUMO DE PRODUTOS HORTIFRUTIGRANJEIROS NO RS: ANÁLISE DOS HÁBITOS DE CONSUMO, EFEITOS DA PANDEMIA E COMPRAS ONLINE
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Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Flávio Régio Brambilla
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional em Administração
2 - Heron Sergio Moreira Begnis
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - Santa Cruz do Sul
3 - Pietro Cunha Dolci
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
Este Relato Técnico teve por objetivo identificar o comportamento do consumidor de produtos hortifrutigranjeiros no RS, Brasil, levando em consideração as práticas adotadas no período da Pandemia de Covid-19, hábitos, preceitos de mercado e o comportamento de compras online.
Relevância/originalidade
A pandemia de Covid-19 expôs as pessoas não somente a um vírus potencialmente letal, mas também a um conjunto de situações que impactaram o modo de vida em termos emocionais e psicológicos, como também alterações no comportamento alimentar.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa é classificada como Levantamento (Survey). Foi utilizada para descrever as características do consumo de produtos hortifrutigranjeiros e os efeitos da pandemia de Covid-19 em variáveis deste segmento de mercado. A pesquisa foi desenvolvida em 11 importantes municípios gaúchos.
Principais resultados
A pesquisa realizada com consumidores dos maiores centros urbanos do Rio Grande do Sul aponta que apenas pequena parcela dos consumidores alterou seus hábitos de consumo durante a Pandemia de Covid-19, o que demonstra constância no comportamento de consumo de hortifrutigranjeiros.
Contribuições teóricas/metodológicas
No consumo de hortifrutigranjeiros, os hábitos não sofreram grandes transformações na pandemia, permanecendo os meios tradicionais de abastecimento como os supermercados a principal escolha dos consumidores, apesar da expansão do comércio online em outros segmentos de produtos.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo reforça que a escolha assertiva dos canais de comercialização é fundamental para os produtores rurais, pois afeta seus ganhos financeiros. É essencial conhecer as preferências dos consumidores em fatores como hábitos alimentares, cultura, localização geográfica e nível socioeconômico.

Abstract

Study goals
This Technical Report aimed to identify the consumer behavior of horticultural products in RS, Brazil, taking into account the practices adopted during the Covid-19 Pandemic, habits, market precepts and online shopping behavior.
Relevance / originality
The Covid-19 Pandemic exposed people not only to a potentially lethal virus, but also to a set of situations that impacted their way of life in emotional and psychological terms, as well as changes in eating behavior.
Methodology / approach
This research is classified as a Survey. Aimed to describe the characteristics of the consumption of horticultural products and the effects of Covid-19 Pandemic on market variables. The research was carried out in 11 important municipalities in the State of RS.
Main results
The survey carried out with consumers in the largest urban centers in RS points out that only a small portion of consumers changed their consumption habits during the Covid-19 Pandemic, which demonstrates constancy in the consumption behavior of horticultural products.
Theoretical / methodological contributions
In terms of horticultural products, consumption habits have not undergone major changes during the pandemic, with traditional means of supply such as supermarkets remaining the main choice of consumers, despite the expansion of online commerce in other product segments.
Social / management contributions
This study reinforces that the assertive choice of marketing channels is fundamental for rural producers, as it affects their financial gains. It is essential to know consumer preferences in factors such as eating habits, culture, geographic location and socioeconomic level.