Objetivo do estudo
Este Relato Técnico teve por objetivo identificar o comportamento do consumidor de produtos hortifrutigranjeiros no RS, Brasil, levando em consideração as práticas adotadas no período da Pandemia de Covid-19, hábitos, preceitos de mercado e o comportamento de compras online.
Relevância/originalidade
A pandemia de Covid-19 expôs as pessoas não somente a um vírus potencialmente letal, mas também a um conjunto de situações que impactaram o modo de vida em termos emocionais e psicológicos, como também alterações no comportamento alimentar.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa é classificada como Levantamento (Survey). Foi utilizada para descrever as características do consumo de produtos hortifrutigranjeiros e os efeitos da pandemia de Covid-19 em variáveis deste segmento de mercado. A pesquisa foi desenvolvida em 11 importantes municípios gaúchos.
Principais resultados
A pesquisa realizada com consumidores dos maiores centros urbanos do Rio Grande do Sul aponta que apenas pequena parcela dos consumidores alterou seus hábitos de consumo durante a Pandemia de Covid-19, o que demonstra constância no comportamento de consumo de hortifrutigranjeiros.
Contribuições teóricas/metodológicas
No consumo de hortifrutigranjeiros, os hábitos não sofreram grandes transformações na pandemia, permanecendo os meios tradicionais de abastecimento como os supermercados a principal escolha dos consumidores, apesar da expansão do comércio online em outros segmentos de produtos.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo reforça que a escolha assertiva dos canais de comercialização é fundamental para os produtores rurais, pois afeta seus ganhos financeiros. É essencial conhecer as preferências dos consumidores em fatores como hábitos alimentares, cultura, localização geográfica e nível socioeconômico.