Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE CRÉDITO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM UMA EMPRESA LOCADORA DE VEÍCULOS: DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE RISCO, COM BASE NA PERCEPÇÃO DOS ANALISTAS
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Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - JUNIO CESAR PEREIRA
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO
2 - Eloísa Helena Rodrigues Guimarães
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado Profissional em Administração
3 - Wanderley Ramalho
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - MPA Mestrado Profissional em Administração
4 - PEDRO AUGUSTO XAVIER DE ASSIS
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Contagem

Reumo

Objetivo do estudo
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de risco de crédito com base na percepção dos analistas, para análise e concessão de crédito em uma locadora de veículos.
Relevância/originalidade
O estudo de caso foi realizado em uma locadora de veículos, considerada a maior do Brasil e da América do Sul e a empresa mais valorizada no segmento de locação de veículos do mundo sendo avaliada em R$ 72,8 bilhões.
Metodologia/abordagem
O estudo assenta-se na metodologia do estudo de caso, de natureza quantitativa e qualitativa, com a participação de oito analistas fundamentalistas, com tempo de empresa entre quatro e 16 anos.
Principais resultados
A classificação de risco produz resultados práticos: ao ser aplicado em uma base de 165 clientes da empresa, o modelo obteve índice de assertividade quanto à percepção dos analistas de 94%, o que comprova sua eficiência.
Contribuições teóricas/metodológicas
A realização desta pesquisa contribui para os estudos teóricos sobre os temas demonstrações contábeis, gestão de risco, gestão estratégica, indicadores financeiros
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo foi primordial para mitigar a subjetividade na tomada de decisão dos analistas mediante análises de crédito e aumentar o índice de confiabilidade no processo decisório

Abstract

Study goals
This work aims to develop a credit risk model, based on the analysts' perception, for analysis and granting of credit in a car rental company
Relevance / originality
The case study was carried out in a car rental company, considered the largest in Brazil and South America and the most valued company in the car rental segment in the world, valued at R$ 72.8 billion.
Methodology / approach
The study is based on the methodology of the case study, of a quantitative and qualitative nature, with the participation of eight fundamentalist analysts, with time in the company between four and 16 years.
Main results
The risk classification produces practical results: when applied to a base of 165 of the company's clients, the model obtained an assertiveness rate of 94% regarding the analysts' perception, which proves its efficiency.
Theoretical / methodological contributions
The accomplishment of this research contributes to the theoretical studies on the subjects financial statements, risk management, strategic management, financial indicators
Social / management contributions
This study was essential to mitigate subjectivity in analysts' decision-making through credit analysis and increase the reliability index in the decision-making process