Resumo

Título do Artigo

O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MAXIMIZAR A EFICIÊNCIA, PRECISÃO E CONVERSÃO COMERCIAL DA ORGANIZAÇÃO
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Tema

Inovação, Empreendedorismo, Inteligência Artificial (IA) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Transformando os Negócios

Autores

Nome
1 - JEMIMA REIS E SOUSA
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - Consolação
2 - AFONSO GONÇALVES CHAVES JUNIOR
-
3 - VINICIUS RODRIGUES PEREIRA DOS SANTOS
-
4 - João Vitor de Souza Teixeira
UERJ - Maracanã

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo é criar uma solução que forneça dados e consultas documentais conforme critérios do usuário, agilizando a obtenção de informações, expandindo a capacidade de atendimento a propostas, verificação técnica e permitindo realocação de profissionais para funções estratégicas.
Relevância/originalidade
Pioneirismo no desenvolvimento de solução com o uso de inteligência artificial de âmbito estratégico para organização e gestão de acerto técnico, que otimize a produtividade dos times, a capacidade de processamento da área e a redução de custos para elaboração de propostas
Metodologia/abordagem
Com a necessidade de otimizar concorrências e habilitações, a empresa buscou uma solução para acessar documentações de maneira eficiente. Com sistema Alfresco integrado à IA, permitiu a classificação de documentos por segmento de atuação.
Principais resultados
A implementação da IA retornou a resultados com 96% de assertividade, aumentando a produtividade em 61% e realizando o ponto de equilíbrio de investimento em 5 meses, realizando a partir dai um ROI de 2,68 Mi e redução dos custos de propostas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo oferece contribuições teóricas ao explorar Eficiência na Conversão Comercial, Gestão da Informação, Metodologias Ágeis e IA no contexto empresarial. Metodologicamente, aborda Integração de Tecnologias, Treinamento, Avaliação Contínua e Scrum para enriquecer pesquisa e práticas.
Contribuições sociais/para a gestão
Gestão comercial muito otimizada e estrutura de elaboração de propostas com acesso irrestrito às informações históricas de acervo técnica e experiência profissional, aumentando a assertividade no processo decisório e produtividade na elaboração de propostas e consequentemente conversão de novos negócios.

Abstract

Study goals
The goal is to create a solution that provides data and documentary queries according to the user's criteria, speeding up the obtaining of information, expanding the capacity to meet proposals, technical verification and allowing relocation of professionals to strategic functions.
Relevance / originality
Pioneering in the development of a solution with the use of artificial intelligence of strategic scope for the organization and management of technical adjustment, which optimizes the productivity of the teams, the processing capacity of the area and the reduction of costs
Methodology / approach
With the need to optimize competitions and qualifications, the company sought a solution to access documentation efficiently. With Alfresco system integrated with AI, it allowed the classification of documents by segment of operation.
Main results
The implementation of AI returned to results with 96% assertiveness, increasing productivity by 61% and achieving the break-even point of investment in 5 months, realizing from there an ROI of 2.68 Mi and reduction of proposal costs.
Theoretical / methodological contributions
This study offers theoretical contributions by exploring Efficiency in Business Conversion, Information Management, Agile Methodologies and AI in the business context. Methodologically, it addresses Technology Integration, Training, Continuous Evaluation and Scrum to enrich research and practices.
Social / management contributions
Very optimized commercial management and structure of preparation of proposals with unrestricted access to historical information of technical collection and professional experience, increasing assertiveness in the decision-making process and productivity in the preparation of proposals and consequently conversion of new business.