Objetivo do estudo
O objetivo é criar uma solução que forneça dados e consultas documentais conforme critérios do usuário, agilizando a obtenção de informações, expandindo a capacidade de atendimento a propostas, verificação técnica e permitindo realocação de profissionais para funções estratégicas.
Relevância/originalidade
Pioneirismo no desenvolvimento de solução com o uso de inteligência artificial de âmbito estratégico para organização e gestão de acerto técnico, que otimize a produtividade dos times, a capacidade de processamento da área e a redução de custos para elaboração de propostas
Metodologia/abordagem
Com a necessidade de otimizar concorrências e habilitações, a empresa buscou uma solução para acessar documentações de maneira eficiente. Com sistema Alfresco integrado à IA, permitiu a classificação de documentos por segmento de atuação.
Principais resultados
A implementação da IA retornou a resultados com 96% de assertividade, aumentando a produtividade em 61% e realizando o ponto de equilíbrio de investimento em 5 meses, realizando a partir dai um ROI de 2,68 Mi e redução dos custos de propostas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo oferece contribuições teóricas ao explorar Eficiência na Conversão Comercial, Gestão da Informação, Metodologias Ágeis e IA no contexto empresarial. Metodologicamente, aborda Integração de Tecnologias, Treinamento, Avaliação Contínua e Scrum para enriquecer pesquisa e práticas.
Contribuições sociais/para a gestão
Gestão comercial muito otimizada e estrutura de elaboração de propostas com acesso irrestrito às informações históricas de acervo técnica e experiência profissional, aumentando a assertividade no processo decisório e produtividade na elaboração de propostas e consequentemente conversão de novos negócios.