Resumo

Título do Artigo

MARCA E COMPORTAMENTO DO ELEITOR: UM ESTUDO ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO
Abrir Arquivo

Tema

Marcas e Produtos

Autores

Nome
1 - Maria Helena Andrade de Araújo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN - Natal-Central
2 - Miler Franco D'anjour
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN - Campus Natal-Central
3 - Iago Souza
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN - Campus Natal Central.
4 - Dayane Caroliny Pereira Justino
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN - CAMPUS NATALCENTRAL - CNAT

Reumo

Objetivo do estudo
A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar as relações entre a marca eleitoral e a decisão de voto entre estudantes de uma Instituição de Ensino Técnico e Tecnológico.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante, abordando a marca eleitoral e os seus reflexos no comportamento do eleitor, considerando os esforços de distintas áreas do conhecimento a concepção de estudos na produção brasileira a respeito das escolhas político-eleitorais até o presente momento é sucinta.
Metodologia/abordagem
A pesquisa foi conduzida por uma survey com abordagem quantitativa, identificar os elementos de influência da marca sobre a decisão do voto, sendo conduzida com 95 estudantes, através de um questionário e analisado com estatística descritiva, análise fatorial, e correlação canônica.
Principais resultados
Os fatores de decisão do voto identificados foram, confiabilidade e imagem, marca, partidos políticos, e informações veiculadas. Na correlação canônica identificou-se a influência da marca, pleitos eleitorais e a veracidade das informações recebidas pelos eleitores, impactam a decisão do voto.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os achados empíricos da pesquisa permitiram constatar as influências da marca sobre a decisão do voto, bem como identificar a formação de variáveis latentes que ajudam a explicar tal relação e quantificar através das escalas trabalhadas neste estudo.
Contribuições sociais/para a gestão
É importante destacar algumas implicações gerenciais, como a orientação de campanhas políticas, como forma de direção aos partidos políticos, além de entender o comportamento do eleitor. Estes atributos relatos, que podem servir de indicadores para a identificação da intenção de voto.

Abstract

Study goals
The present research aimed to identify the relationships between the electoral brand and the voting decision among students of a Technical and Technological Education Institution.
Relevance / originality
The study is relevant, addressing the electoral brand and its reflexes in voter behavior, considering the efforts of different areas of knowledge the conception of studies in Brazilian production regarding political-electoral choices to date is succinct.
Methodology / approach
The research was conducted by a survey with a quantitative approach, identifying the elements of brand influence on the voting decision, being conducted with 95 students, through a questionnaire and analyzed with descriptive statistics, factor analysis, and canonical correlation.
Main results
The voting decision factors identified were reliability and image, brand, political parties, and information conveyed. The canonical correlation identified the influence of the brand, electoral contests and the veracity of the information received by voters, impacting the voting decision.
Theoretical / methodological contributions
The research made it possible to verify the influences of the brand on the voting decision, and to identify the formation of latent variables that help to explain this relationship and quantify it through the scales worked on in this study.
Social / management contributions
It is important to highlight some managerial implications, such as the orientation of political campaigns, as a form of direction for political parties, in addition to understanding voter behavior These report attributes that can serve as indicators for the identification of voting.