Objetivo do estudo
A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar as relações entre a marca eleitoral e a decisão de voto entre estudantes de uma Instituição de Ensino Técnico e Tecnológico.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante, abordando a marca eleitoral e os seus reflexos no comportamento do eleitor, considerando os esforços de distintas áreas do conhecimento a concepção de estudos na produção brasileira a respeito das escolhas político-eleitorais até o presente momento é sucinta.
Metodologia/abordagem
A pesquisa foi conduzida por uma survey com abordagem quantitativa, identificar os elementos de influência da marca sobre a decisão do voto, sendo conduzida com 95 estudantes, através de um questionário e analisado com estatística descritiva, análise fatorial, e correlação canônica.
Principais resultados
Os fatores de decisão do voto identificados foram, confiabilidade e imagem, marca, partidos políticos, e informações veiculadas. Na correlação canônica identificou-se a influência da marca, pleitos eleitorais e a veracidade das informações recebidas pelos eleitores, impactam a decisão do voto.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os achados empíricos da pesquisa permitiram constatar as influências da marca sobre a decisão do voto, bem como identificar a formação de variáveis latentes que ajudam a explicar tal relação e quantificar através das escalas trabalhadas neste estudo.
Contribuições sociais/para a gestão
É importante destacar algumas implicações gerenciais, como a orientação de campanhas políticas, como forma de direção aos partidos políticos, além de entender o comportamento do eleitor. Estes atributos relatos, que podem servir de indicadores para a identificação da intenção de voto.