Resumo

Título do Artigo

ENVOLVIMENTO, BUSCA ONLINE E VISITAS A LOJAS FÍSICAS: O CONSUMIDOR NO VAREJO DA MODA
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Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Eric Ferreira Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - André Torres Urdan
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar, no consumidor de varejo de moda, alguns potenciais antecedentes da Visita a lojas físicas: Envolvimento com tais lojas, Atitude e Normas Subjetivas sobre busca online de informações de tais lojas e Intenção de visitar tais lojas.
Relevância/originalidade
Evidenciar empiricamente ligações, do consumidor, a partir do seu Envolvimento com o ambiente físico, entre as esferas varejistas física e digital, entre fontes online sobre lojas físicas e a presença nas lojas físicas, onde segue restrita a compreensão da decisão do consumidor.
Metodologia/abordagem
Quantitativa, com levantamento de 205 consumidores, para testar as hipóteses. Aplicada a Modelagem por Equações Estruturais (MEE), utilizando o software SmartPLS. Avaliados os modelos de mensuração de cada construto e, após ajustes, avaliado o modelo de caminhos.
Principais resultados
O modelo conceitual testado reforça que as buscas digitais influenciam a intenção e a vista nas lojas físicas. Assim sendo, os canais digitais da loja cumprem um papel expressivo em prol das lojas físicas, reforçando o valor de uma estrutura multicanal.
Contribuições teóricas/metodológicas
Desenvolvimento e teste de modelo conceitual na realidade brasileira, com sugestões de melhorias nas escalas de dimensões e de inclusão, no Modelo Conceitual Proposto, os construtos Compra, além da Visita, e os consequentes como Boca-a-Boca e Lealdade.
Contribuições sociais/para a gestão
As práticas e escolhas dos consumidores estão mudando e suas exigências aumentaram, o relacionamento empresa e clientes finais quase sempre requer, uma interface digital, ainda mais após a pandemia de Covid-19, o varejista de moda precisa estar ativo nos canais digitais.

Abstract

Study goals
Investigate, in the fashion retail consumer, some potential antecedents of the Visit to physical stores: Engagement with such stores, Attitude, and Subjective Norms about searching online for information from such stores and Intention to visit such stores.
Relevance / originality
Empirically evidence consumer connections, based on their Involvement with the physical environment, between the physical and digital retail spheres, between online sources about physical stores and presence in physical stores, where the understanding of the consumer's decision remains restricted.
Methodology / approach
Quantitative, with a survey of 205 consumers, to test the hypotheses. Applied to Structural Equation Modeling (SEM), using SmartPLS software. The measurement models of each construct were evaluated and, after adjustments, the path model was evaluated.
Main results
The conceptual model tested reinforces that digital searches influence the intention and view in physical stores. Therefore, the store's digital channels play a significant role in favor of physical stores, reinforcing the value of a multichannel structure.
Theoretical / methodological contributions
Development and testing a conceptual model in the Brazilian reality, with suggestions for improvements in the scales of dimensions and inclusion, in the Proposed Conceptual Model, the constructs Purchase, in addition to the Visit, and the consequences such as Word-of-Mouth and Loyalty
Social / management contributions
Consumer practices and choices are changing and their demands have increased, the relationship between the company and end customers almost always requires a digital interface, even more so after the Covid-19 pandemic, the fashion retailer needs to be active in digital channels.