Objetivo do estudo
Investigar, no consumidor de varejo de moda, alguns potenciais antecedentes da Visita a lojas físicas: Envolvimento com tais lojas, Atitude e Normas Subjetivas sobre busca online de informações de tais lojas e Intenção de visitar tais lojas.
Relevância/originalidade
Evidenciar empiricamente ligações, do consumidor, a partir do seu Envolvimento com o ambiente físico, entre as esferas varejistas física e digital, entre fontes online sobre lojas físicas e a presença nas lojas físicas, onde segue restrita a compreensão da decisão do consumidor.
Metodologia/abordagem
Quantitativa, com levantamento de 205 consumidores, para testar as hipóteses. Aplicada a Modelagem por Equações Estruturais (MEE), utilizando o software SmartPLS. Avaliados os modelos de mensuração de cada construto e, após ajustes, avaliado o modelo de caminhos.
Principais resultados
O modelo conceitual testado reforça que as buscas digitais influenciam a intenção e a vista nas lojas físicas. Assim sendo, os canais digitais da loja cumprem um papel expressivo em prol das lojas físicas, reforçando o valor de uma estrutura multicanal.
Contribuições teóricas/metodológicas
Desenvolvimento e teste de modelo conceitual na realidade brasileira, com sugestões de melhorias nas escalas de dimensões e de inclusão, no Modelo Conceitual Proposto, os construtos Compra, além da Visita, e os consequentes como Boca-a-Boca e Lealdade.
Contribuições sociais/para a gestão
As práticas e escolhas dos consumidores estão mudando e suas exigências aumentaram, o relacionamento empresa e clientes finais quase sempre requer, uma interface digital, ainda mais após a pandemia de Covid-19, o varejista de moda precisa estar ativo nos canais digitais.