Objetivo do estudo
Identificar na literatura cientifica de projetos o que praticantes de métodos ágeis reconhecem como valor entregue ao cliente, pois o conceito de valor está na raiz dos métodos ágeis, sendo um de seus princípios.
Relevância/originalidade
Esta RSL apresentou o conceito de que não basta pensar no projeto para seleção para adoção de práticas ágeis, devemos considerar a maturidade do cliente nesta decisão.
Metodologia/abordagem
Pesquisa realizada por meio de consulta na base de dados “web of science” (WOS), realizando uma revisão sistemática de literatura através de uma string, selecionando artigos que contenham evidencias levantadas sobre quais são os valores que os praticantes de projetos ágeis entregam.
Principais resultados
O valor entregue ao cliente muda com cada projeto, com cada circunstância e principalmente com cada cliente, já que o valor deve ser visto sob o ponto de vista do cliente.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa pode influenciar os praticantes a buscar mais de uma prática para um mesmo projeto com o objetivo de capturar melhor a visão do cliente
Contribuições sociais/para a gestão
A adoção de um melhor ajuste entre cliente/praticante e formato de projeto pode aumentar a efetividade de projetos ágeis e aumentar a velocidade de adoção de práticas ágeis nas organizações.