Resumo

Título do Artigo

IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO DE FORMAÇÃO DE NOVOS LÍDERES
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Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Viviane Macedo Stivanim
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Isabel Cristina Scafuto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos
3 - Valdemilson de Assis Alves de Araujo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - VERGUEIRO

Reumo

Objetivo do estudo
Este relato técnico tem como objetivo apresentar as etapas e resultados da implantação de um projeto de treinamento corporativo com foco na formação de novos líderes.
Relevância/originalidade
Uma empresa nacional do segmento de tecnologia decidiu promover colaboradores, contudo o despreparo comportamental levou os novos líderes a adotarem condutas inadequadas dos pontos de vista humano organizacional e legal.
Metodologia/abordagem
Para identificar as necessidades de melhoria, houve aplicação de pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de pesquisa de clima e análise dos indicadores de Gestão de Pessoas. Posteriormente, refizemos o método para comparar os resultados.
Principais resultados
Após inserção do programa, os indicadores mostraram significativa melhora da performance dos times, aumento da produtividade, e os colaboradores se mostraram mais engajados mediante o clima organizacional mais saudável.
Contribuições teóricas/metodológicas
Mediante os dados expostos, concluímos que este relato técnico contribui teoricamente para a importância do desenvolvimento das soft skills, tanto para a gestão de pessoas, quanto para o bom desenvolvimento de carreira do indivíduo.
Contribuições sociais/para a gestão
Houve melhora no clima organizacional do ecossistema da empresa como um todo. O programa de treinamento inspirou a criação de uma Universidade Corporativa. Tal fato elevou a reputação da área de gestão de pessoas, cuja consequência foi o aumento do quadro funcional.

Abstract

Study goals
This technical report aims to present the stages and results of the implementation of a corporate training project focused on training new leaders.
Relevance / originality
A national company in the technology segment decided to promote employees, however, behavioral unpreparedness led the new leaders to adopt inappropriate conduct from the human, organizational and legal points of view.
Methodology / approach
To identify improvement needs, qualitative and quantitative research was applied. Data collection took place through a climate survey and analysis of People Management indicators. Subsequently, we redid the method to compare the results.
Main results
After insertion of the program, the indicators showed a significant improvement in team performance, increased productivity, and employees were more engaged due to a healthier organizational climate.
Theoretical / methodological contributions
Through the exposed data, we conclude that this technical report theoretically contributes to the importance of developing soft skills, both for people management and for the good career development of the individual.
Social / management contributions
There was an improvement in the organizational climate of the company's ecosystem as a whole The training program inspired the creation of a Corporate University This fact raised the reputation of the people management area, which resulted in an increase.