Resumo

Título do Artigo

FATORES DE SATISFAÇÃO DOS STAKEHOLDERS IDENTIFICADOS COMO USUÁRIOS-CHAVE EM PROJETOS DE TI
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Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Sergio Ricardo Ferreira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Cristina Dai Prá Martens
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP Uninove
3 - Júlio Araujo Carneiro Cunha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA / PPGP

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é identificar os fatores que podem influenciar na satisfação dos stakeholders denominados usuários-chave em projetos de tecnologia da informação (TI) de uma empresa multinacional de estrutura funcional.
Relevância/originalidade
Os usuários-chave em projetos de TI são muitas vezes negligenciados como um relevante grupo de stakeholders. Considerando que estes stakeholders tem alto poder e interesse na implementação de projetos de TI, tem a necessidade da identificação dos fatores de satisfação deste grupo.
Metodologia/abordagem
Com uma pesquisa bibliográfica, encontrou-se o embasamento teórico que foi usado para realização de entrevistas com profissionais atuantes em um projeto de TI em uma empresa de estrutura funcional.
Principais resultados
Os resultados apresentam um quadro resumo de fatores de satisfação dos stakeholders identificados como usuários-chave, relacionados às dimensões de produto, consultoria, conhecimento e envolvimento, bem como à dimensão da organização proposta neste estudo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este relato permitiu entender que além dos fatores de satisfação relacionados a produto, consultoria, conhecimento e envolvimento existem outros relacionados à organização.
Contribuições sociais/para a gestão
Os fatores de satisfação resultantes podem ser utilizados pela empresa como ferramenta para seleção de consultorias e avaliação de projetos de TI correntes.

Abstract

Study goals
The objective of this study is to identify the factors that can influence the satisfaction of stakeholders named as key users in information technology (IT) projects in a multinational company with a functional organization structure.
Relevance / originality
Key users on IT projects are often overlooked as a relevant stakeholder group. Considering that these stakeholders have high power and interest in the implementation of IT projects, there is a need to identify the satisfaction factors of this group.
Methodology / approach
With a literature review, the theoretical basis was established and used to conduct interviews with professionals involved in a IT project in company with a functional organization structure.
Main results
The results present a summary table of satisfaction factors of the stakeholders identified as key users, related to the dimensions of product, consulting, knowledge and involvement, as well as the dimension of the organization proposed in this study.
Theoretical / methodological contributions
This report allowed us to understand that in addition to the satisfaction factors related to the product, consultancy, knowledge and involvement, there are others related to the organization.
Social / management contributions
The resulting satisfaction factors can be used by the company as a tool for selecting consultants and evaluating current IT projects.