Objetivo do estudo
Analisar a contribuição das redes de colaboração para o sucesso na implantação de inovações nas empresas.
Relevância/originalidade
A análise de redes interorganizacionais ganhou destaque na literatura a partir da década de 1990 devido, em grande parte, à criação e consolidação da União Europeia (BONFIM et al, 2018). O tema permanece atual e é de grande relevância como estratégia empresarial.
Metodologia/abordagem
A pesquisa foi classificada como exploratória, pois visa explicitar um problema para a construção de hipóteses ou proposições (SILVA & MENEZES, 2005). Uma Revisão de Literatura foi efetuada e o software VOSviewer foi utilizado para a construção de mapas conceituais.
Principais resultados
As redes são importantes para melhorar a velocidade e o desempenho de inovação nas empresas e é através das redes interorganizacionais que as organizações acessam o conhecimento que não podem, ou não querem gerar internamente e com isso, melhoram sua vantagem competitiva.
Contribuições teóricas/metodológicas
Construção de um framework conceitual sobre o tema e ao destacar que o estudo de redes interorganizacionais proporcionam o acesso ao conhecimento e a geração de novas ideias e produtos para prosseguir com o sucesso na inovação
Contribuições sociais/para a gestão
Destacar a importância das redes como estratégia de vantagem competitiva e ressaltar que o capital humano para o sucesso das estratégias de rede, exigindo a gestão de potenciais conflitos entre colaboradores, gestores e parceiros e a criação de um ecossistema de inovação