Resumo

Título do Artigo

REDES DE COLABORAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - josiano cesar de sousa
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo
2 - Francielle Rossato de Sousa
-

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a contribuição das redes de colaboração para o sucesso na implantação de inovações nas empresas.
Relevância/originalidade
A análise de redes interorganizacionais ganhou destaque na literatura a partir da década de 1990 devido, em grande parte, à criação e consolidação da União Europeia (BONFIM et al, 2018). O tema permanece atual e é de grande relevância como estratégia empresarial.
Metodologia/abordagem
A pesquisa foi classificada como exploratória, pois visa explicitar um problema para a construção de hipóteses ou proposições (SILVA & MENEZES, 2005). Uma Revisão de Literatura foi efetuada e o software VOSviewer foi utilizado para a construção de mapas conceituais.
Principais resultados
As redes são importantes para melhorar a velocidade e o desempenho de inovação nas empresas e é através das redes interorganizacionais que as organizações acessam o conhecimento que não podem, ou não querem gerar internamente e com isso, melhoram sua vantagem competitiva.
Contribuições teóricas/metodológicas
Construção de um framework conceitual sobre o tema e ao destacar que o estudo de redes interorganizacionais proporcionam o acesso ao conhecimento e a geração de novas ideias e produtos para prosseguir com o sucesso na inovação
Contribuições sociais/para a gestão
Destacar a importância das redes como estratégia de vantagem competitiva e ressaltar que o capital humano para o sucesso das estratégias de rede, exigindo a gestão de potenciais conflitos entre colaboradores, gestores e parceiros e a criação de um ecossistema de inovação

Abstract

Study goals
To analyze the contribution of collaboration networks to the successful implementation of innovations in companies.
Relevance / originality
The analysis of interorganizational networks gained prominence in the literature from the 1990s onwards, largely due to the creation and consolidation of the European Union (BONFIM et al, 2018). The theme remains current and is of great relevance as a business strategy.
Methodology / approach
The research was classified as exploratory, as it aims to explain a problem for the construction of hypotheses or propositions (SILVA & MENEZES, 2005). A Literature Review was carried out and the VOSviewer software was used for the construction of conceptual maps.
Main results
Networks are important to improve the speed and performance of innovation in companies and it is through interorganizational networks that organizations access knowledge that they cannot, or do not want to generate internally and with that, improve their competitive advantage.
Theoretical / methodological contributions
Construction of a conceptual framework on the subject and highlighting that the study of interorganizational networks provide access to knowledge and the generation of new ideas and products to proceed with success in innovation.
Social / management contributions
Highlight the importance of networks as a competitive advantage strategy and emphasize that human capital for the success of network strategies, requiring the management of potential conflicts between employees, managers and partners and the creation of an innovation ecosystem.