Resumo

Título do Artigo

COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR: A PERSPECTIVA DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE PASSOS MINAS GERAIS
Abrir Arquivo

Tema

Sustentabilidade, Inteligência Artificial (IA) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Transformando os Negócios

Autores

Nome
1 - Guilherme Silva de Souza
UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais - Passos
2 - Rafaela Lemos de Paula
-
3 - Maria José Reis
UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais - Passos

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo artigo é mostrar um projeto que consistiu em propagar o conhecimento e prática da coleta seletiva, bem como hábitos sustentáveis, orientando corretamente a forma de descarte dos próprios resíduos gerados.
Relevância/originalidade
O trabalho apresenta significativa relevância uma vez que foi realizado um diagnostico da situação atual sobre temas de educação ambiental em uma escola, onde é o momento de inserir temas como estes que trarão impacto na vida dos alunos no futuro próximo
Metodologia/abordagem
Foi realizado palestras e oficinas com os alunos de diferentes idades, a forma de abordagem do tema variou conforme a série que o aluno se encontrava, para alunos mais velho conteúdo mais técnico enquanto para mais novos conteúdo apropriado
Principais resultados
A adoção do ensino remoto durante a pandemia do corona vírus trouxe à tona dificuldades para o desenvolvimento de atividades práticas, apesar dos empecilhos encontrados ao longo do processo e após executado e finalizado, o projeto alcançou os esperados.
Contribuições teóricas/metodológicas
Foi observado que a aplicação de palestras e oficinas são a melhor maneira para desenvolvimento e aprendizagem
Contribuições sociais/para a gestão
Projeto consegui identificar lacunas na vida dos jovens estudantes, mostrando que o município onde foi realizado pode implementar melhores politicas sociais para melhor formação dos indevidos.

Abstract

Study goals
The objective of the article is to show a project that consisted of spreading the knowledge and practice of selective collection, as well as sustainable habits, correctly guiding the way of disposal of the waste generated.
Relevance / originality
The article has significant relevance since a diagnosis of the current situation on environmental education issues was carried out in a school, where it is time to insert topics like these that will impact the lives of students in the near future.
Methodology / approach
Lectures and workshops were held with students of different ages, the way of approaching the theme varied according to the grade the student was in, for older students more technical content while for younger students appropriate content
Main results
The adoption of remote teaching during the corona virus pandemic brought to light difficulties for the development of practical activities, despite the obstacles encountered throughout the process and after being executed and finalized, the project achieved the expected results.
Theoretical / methodological contributions
It was observed that the application of lectures and workshops are the best way for development and learning
Social / management contributions
Project was able to identify gaps in the lives of young students, showing that the municipality where it was carried out can implement better social policies for better training of the undue.