Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE CONTROLE, GESTÃO E PREVENÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO SUPERMERCADISTA DE MINAS GERAIS
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Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Helbert Ricardo Clemente Vieira
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
2 - Ricardo Vinícius Dias Jordão
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - MPA
3 - Ewerton Alex Avelar
UFMG - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo da pesquisa apresentada neste trabalho foi analisar as estratégias de controle, gestão e prevenção de perdas e desperdícios em um grupo do varejo supermercadista.
Relevância/originalidade
O estudo inova ao investigar aspectos do sistema de controle e contabilidade gerencial (SCCG) e a estratégias adotadas para reduzir as perdas e desperdícios em um setor que trabalha com uma ampla gama de produtos perecíveis, ampliando o conhecimento sobre o tema.
Metodologia/abordagem
A pesquisa consistiu em um estudo de caso descritivo e qualitativo, aplicado em uma empresa líder no varejo supermercadista de Minas Gerais. Os dados foram coletados de diversas fontes de evidência e considerando colaboradores dos diferentes níveis hierárquicos (estratégico, tático e operacional).
Principais resultados
Verificou-se que: (i) o processo estratégico de gestão, prevenção e controle de perdas e desperdícios está alinhado com os objetivos de sustentabilidade da empresa, assim como impacta positivamente nos resultados da organização; (ii) o SCCG contribui para a implementação dessa estratégia.
Contribuições teóricas/metodológicas
Metodologicamente, o estudo inova ao enfocar na análise nos diferentes níveis hierárquicos da empresa estudada (estratégico, tático e operacional), já estratégias bem-sucedidas tendem a permear a estrutura organizacional. Ademais, destaca-se o papel central do SCCG na implementação desse tipo de estratégia.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados contribuem para o aspecto econômico e social, uma vez que a perda e o desperdício de alimentos contribuem de forma significativa para ameaçar a sustentabilidade global, ao mesmo tempo em que também discute como agregar valor à empresa.

Abstract

Study goals
This paper presents research that analyzes the strategies for controlling, managing, and preventing losses and waste in n a retail supermarket company in Minas Gerais.
Relevance / originality
This study innovates by investigating aspects of the management control and managerial accounting system (MCAS) and the strategies adopted to reduce losses and waste in an industry that deals with a wide range of perishable products, thus expanding knowledge on the subject.
Methodology / approach
The research consisted of a descriptive and qualitative case study conducted in a leading retail supermarket company in Minas Gerais. Data were collected from various sources of evidence and involved employees from different hierarchical levels (strategic, tactical, and operational).
Main results
We found that: (i) the strategic process of managing, preventing, and controlling losses and waste is aligned with the company's sustainability objectives and positively impacts the organization's outcomes; (ii) the MACS contributes to implementing this strategy.
Theoretical / methodological contributions
The study innovates by focusing on the analysis at different hierarchical levels of the studied company (strategic, tactical, and operational), as successful strategies tend to permeate the organizational structure. Furthermore, the central role of the MACS in implementing such strategies is emphasized.
Social / management contributions
The results contribute to both the economic and social aspects, as food loss and waste significantly threaten global sustainability, while also discussing how to add value to the company.