Resumo

Título do Artigo

A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COMO ESTRATÉGIA DE PRÁTICA PROFISSIONAL DE UM TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Anna Sofia Costa Neri
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Matheus Vieira Cipriano
-

Reumo

Objetivo do estudo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o estágio realizado por um técnico em administração de um Instituto Federal, como estratégia para desenvolvimento da prática profissional, relacionando as vivências do estágio e os conhecimentos abordados em aula.
Relevância/originalidade
A prática profissional nos cursos técnicos é condição indispensável à formação dos estudantes dessa modalidade de ensino, determinada desde as Diretrizes da educação profissional técnica de nível médio. Assim, deve ser reconhecida como uma área estratégica para as instituições.
Metodologia/abordagem
Para a realização desse estudo foi utilizada a abordagem qualitativa com estratégia de pesquisa de estudo de caso e a técnica de observação participante. A utilização da abordagem foi entendida como a mais adequada devido às características próprias desse tipo de pesquisa.
Principais resultados
Nas rotinas da organização, o estudante percebeu diretamente a relação entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e a prática da profissão. Os resultados demonstram que o estágio é uma estratégia efetiva para a realização da prática profissional.
Contribuições teóricas/metodológicas
O resultado apresentado demonstra que o projeto do curso está alinhado às demandas do mercado de trabalho no qual os estudantes estão atuando. Esse processo de investigação possibilita entender é necessário algum tipo ajuste na estratégia de formação implementada.
Contribuições sociais/para a gestão
Os Institutos Federais têm, na estrutura curricular de seus cursos, a exigência da realização de atividades práticas da profissão como requisito para conclusão do curso. O presente estudo apresenta o estágio como um espaço efetivo para a realização dessa prática.

Abstract

Study goals
This work aims to present the internship carried out by a technician in administration at a Federal Institute, as a strategy for the development of professional practice, relating the experiences of the internship and the knowledge covered in class.
Relevance / originality
Professional practice in technical courses is an indispensable condition for the training of students in this type of education, determined by the Guidelines for secondary-level technical professional education. Thus, it should be recognized as a strategic area for institutions.
Methodology / approach
To carry out this study, a qualitative approach was used with a case study research strategy and the participant observation technique. The use of the approach was understood as the most appropriate due to the characteristics of this type of research.
Main results
In the organization's routines, the student directly perceived the relationship between the contents worked in the classroom and the practice of the profession. The results demonstrate that the internship is an effective strategy for carrying out professional practice.
Theoretical / methodological contributions
The presented result demonstrates that the course project is aligned with the demands of the labor market in which the students are working This investigation process makes it possible to understand whether some type of adjustment is needed in the implemented training.
Social / management contributions
The Federal Institutes have, in the curricular structure of their courses, the requirement to carry out practical activities of the profession as a requirement for completion of the course The present study presents the internship as an effective space for carrying out.