Resumo

Título do Artigo

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E A PROPENSÃO DO CONSUMIDOR À INTERAÇÃO COM HUMANOS DIGITAIS
Abrir Arquivo

Tema

Inovação, Empreendedorismo, Inteligência Artificial (IA) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Transformando os Negócios

Autores

Nome
1 - Mariane Auxiliadora Fonseca
UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei - Campus Tancredo de Almeida Neves
2 - Paula Karina Salume
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC
3 - Marcelo de Rezende Pinto
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Dárlinton Barbosa Feres Carvalho
Universidade Federal de São João del-Rei - DCOMP

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo foi compreender a propensão de os consumidores interagirem com humanos digitais com o intuito de verificar essa relação sob uma perspectiva de auxílio para que as marcas possam superar obstáculos de comunicação.
Relevância/originalidade
Os aspectos característicos de cada construto destacam que as avaliações dos consumidores possuem consequências potencialmente importantes para as formas de interação com o cliente As descobertas apontam uma correlação positiva para a propensão de interação em diferentes níveis.
Metodologia/abordagem
Foram aplicados questionários estruturados com afirmativas a serem avaliadas por meio de escala likert envolvendo 5 construtos: propensão de interação, poder de especialista, satisfação social, confiança e intenções de compra e posteriormente medida a correlação entre as variáveis.
Principais resultados
As descobertas apontam a probabilidade e propensão de os consumidores interagirem com humanos digitais pela compatibilidade entre as variáveis representadas pelas correlações positivas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Com o aumento das mudanças de mercado e a necessidade de tomada de decisão alinhada a uma estratégia voltada para o investimento em soluções, as descobertas podem contribuir com a compreensão de questões urgentes no contexto de inovação.
Contribuições sociais/para a gestão
Os aspectos característicos de cada construto destacam que as avaliações dos consumidores possuem consequências potencialmente importantes para as formas de interação e podem contribuir na tomada de decisão alinhada a estratégias voltadas para soluções digitais.

Abstract

Study goals
The goal was to understand the propensity of consumers to interact with digital humans in order to verify this relationship from a perspective of help so that brands can overcome communication obstacles.
Relevance / originality
Characteristic aspects of each construct highlight that consumers' assessments have potentially important consequences for forms of interaction with the client. The findings point to a positive correlation for the propensity to interact at different levels.
Methodology / approach
Structured questionnaires were applied with statements to be evaluated by means of a Likert scale involving 5 constructs: propensity to interact, expert power, social satisfaction, trust and purchase intentions and subsequently measured the correlation between variables.
Main results
The findings point to the probability and propensity of consumers interacting with digital humans by the compatibility between the variables represented by the positive correlations.
Theoretical / methodological contributions
With the increase in market changes and the need for decision making aligned with a strategy focused on investment in solutions, the findings can contribute to the understanding of pressing issues in the context of innovation.
Social / management contributions
The characteristic aspects of each construct highlight that consumer evaluations have potentially important consequences for forms of interaction and can contribute to decision-making aligned with strategies focused on digital solutions.