Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é analisar os motivos que levam as mulheres empreendedoras a não formalizarem seus negócios, categorizando os motivos e as dificuldades que elas enfrentam ao se manterem na informalidade.
Relevância/originalidade
A relevância deste tema, provém da compreensão do que impede as mulheres empreendedoras a desenvolverem seus negócios na informalidade.
Metodologia/abordagem
Adotou-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa realizada em bases online em periódicos, buscando-se os principais estudos da temática.
Principais resultados
Discutir sobre os motivos pelos quais as empreendedoras optam por não formalizar seus negócios no empreendedorismo feminino informal, demonstrando as dificuldades enfrentadas por elas ao entrarem no mundo dos negócios e as motivações que elas encontram para continuarem neste percurso da informalidade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os achados desta pesquisa trazem contribuições e alternativas que possam favorecer as empreendedoras a buscarem recursos para formalizarem seus negócios, através da pesquisa bibliográfica.
Contribuições sociais/para a gestão
Futuras pesquisas devem explorar a influência de fatores contextuais adicionais e aprofundar nossa compreensão desse fenômeno para informar a formulação de políticas e estratégias mais eficazes que atendam às necessidades das mulheres empreendedoras informais.