Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO FEMININO E A INFORMALIDADE DOS NEGÓCIOS
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Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Daniele da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Vânia Maria Jorge Nassif
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Juliane da Costa Evangelista
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - memorial
4 - Flávia Maria da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é analisar os motivos que levam as mulheres empreendedoras a não formalizarem seus negócios, categorizando os motivos e as dificuldades que elas enfrentam ao se manterem na informalidade.
Relevância/originalidade
A relevância deste tema, provém da compreensão do que impede as mulheres empreendedoras a desenvolverem seus negócios na informalidade.
Metodologia/abordagem
Adotou-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa realizada em bases online em periódicos, buscando-se os principais estudos da temática.
Principais resultados
Discutir sobre os motivos pelos quais as empreendedoras optam por não formalizar seus negócios no empreendedorismo feminino informal, demonstrando as dificuldades enfrentadas por elas ao entrarem no mundo dos negócios e as motivações que elas encontram para continuarem neste percurso da informalidade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os achados desta pesquisa trazem contribuições e alternativas que possam favorecer as empreendedoras a buscarem recursos para formalizarem seus negócios, através da pesquisa bibliográfica.
Contribuições sociais/para a gestão
Futuras pesquisas devem explorar a influência de fatores contextuais adicionais e aprofundar nossa compreensão desse fenômeno para informar a formulação de políticas e estratégias mais eficazes que atendam às necessidades das mulheres empreendedoras informais.

Abstract

Study goals
The objective of this study is to analyze the reasons that lead women entrepreneurs not to formalize their business, categorizing the reasons and difficulties they face when staying in informality.
Relevance / originality
The relevance of this theme comes from the understanding of what prevents women entrepreneurs from developing their businesses in informality.
Methodology / approach
We adopted a qualitative bibliographic research carried out in online databases in journals, seeking the main studies on the subject.
Main results
Discuss the reasons why female entrepreneurs choose not to formalize their business in informal female entrepreneurship, demonstrating the difficulties faced by them when entering the business world and the motivations they find to continue on this path of informality.
Theoretical / methodological contributions
The findings of this research bring contributions and alternatives that can favor entrepreneurs to seek resources to formalize their business, through bibliographic research.
Social / management contributions
Future research should explore the influence of additional contextual factors and deepen our understanding of this phenomenon to inform the formulation of more effective policies and strategies that address the needs of women informal entrepreneurs.