Resumo

Título do Artigo

PAPÉIS DESEMPENHADOS POR UM ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA
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Tema

PMO: Portfólio, Maturidade e Estratégia

Autores

Nome
1 - Jéssica Vivianne da Cunha Silva de Brito
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Johnatan Rafael Santana de Brito
Universidade Federal de Campina Grande - Unidade Acadêmica de Economia e Finanças

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do estudo foi identificar os papéis desempenhados por um Escritório de Gerenciamento de Projetos (em inglês, Project management office - PMO) no processo de implementação do planejamento estratégico de uma organização pública.
Relevância/originalidade
A pesquisa é original ao propor uma matriz que sistematiza os papéis que os PMOs podem desempenhar no processo de implementação da estratégia organizacional e ao elencar novos que até então não sido pontuados pela literatura: facilitação, projetização e condução.
Metodologia/abordagem
Foi empreendido um estudo de caso em profundidade, com dados coletados por meio de observação não participante, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Depois disso, mediante análise temática, os dados foram examinados, de modo a posteriormente serem desenvolvidas inferências válidas e fundamentadas.
Principais resultados
Os resultados demonstraram o PMO desempenhando quatro papéis na implementação do planejamento estratégico: alinhamento; facilitação; projetização e condução. Ademais, identificou-se que a sua atuação é determinada pelo nível de maturidade das equipes dos projetos e da conformidade delas com os objetivos institucionais.
Contribuições teóricas/metodológicas
Além da matriz proposta, o trabalho contrapõe o paradigma vigente relacionado aos PMOs. Segundo tal, as atividades dos escritórios dependem do seu nível de atuação dentro da hierarquia organizacional. O estudo constatou o PMO realizando ações operacionais, mesmo tendo caráter estratégico.
Contribuições sociais/para a gestão
Quanto às implicações gerenciais do trabalho, assinala-se duas: PMOs adotarem a matriz proposta como ferramenta para definição das abordagens de atuação; e os gestores de organizações públicas visualizarem insights para aprimorarem as atividades dos PMOs existentes em suas respectivas instituições.

Abstract

Study goals
The aim of the study was to identify the roles played by a Project Management Office (PMO) in the process of implementing the strategic planning of a public organization.
Relevance / originality
The research is innovative in introducing a matrix that systematizes the roles that PMOs can assume in the organizational strategy implementation process, and in enumerating novel roles that have not yet been addressed in the literature: facilitation, projectization, and orchestration.
Methodology / approach
A comprehensive in-depth case study was conducted, with data collected through non-participant observation, semi-structured interviews, and document analysis. Subsequently, employing thematic analysis, the data were scrutinized to derive valid and well-grounded inferences.
Main results
The findings illustrated the PMO fulfilling four roles in the strategic planning implementation: alignment, facilitation, projectization, and orchestration. Furthermore, it was discerned that its performance is contingent upon the maturity level of project teams and their alignment with institutional objectives.
Theoretical / methodological contributions
Beyond the matrix, the study challenges the prevailing PMO paradigm. According to it, PMO activities vary based on their hierarchical level. The research observed the PMO carrying out operational activities, despite its strategic nature.
Social / management contributions
Regarding the managerial implications of the study, two points are underscored: PMOs can embrace the proposed matrix as a tool to delineate their approaches, and managers of public organizations can gain insights to improve the activities of existing PMOs within their institutions.