Resumo

Título do Artigo

Escritório de projetos híbrido: proposta de criação
Abrir Arquivo

Tema

PMO: Portfólio, Maturidade e Estratégia

Autores

Nome
1 - Clarissa Lorena Alves Coelho Lins
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - CAMPUS VERGUEIRO SÃO PAULO
2 - Marcos Rogério Mazieri
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Roque Rabechini Junior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é propor um plano de implantação de escritório híbrido de gerenciamento de projetos em uma rede colaborativa no setor público a partir do diagnóstico situacional de cada instituição parceira da rede.
Relevância/originalidade
A colaboração no setor público apresenta barreiras burocráticas, de recursos humanos e financeiros. O escritório de gerenciamento de projetos com participação interorganizacional é uma estrutura de governança que pode reduzir os problemas da rede.
Metodologia/abordagem
A metodologia foi um relato técnico baseado na experiência profissional como gestor de TI com a contribuição de gestores de 40 instituições parceiras em uma reunião para diagnóstico situacional e discussão da implantação do PMO da rede.
Principais resultados
Nossos achados mostram a falta de recursos e de metodologias para gerenciamento de projetos na maioria dos parceiros da rede; o interesse na estrutura estratégica do PMO híbrido para a rede colaborativa. Algumas sugestões dadas pelos gestores compuseram o plano de implementação.
Contribuições teóricas/metodológicas
Acrescentamos a necessidade de observar os regulamentos internos das instituições públicas autárquicas, incluindo a participação ativa da alta gestão na resolução das suas diferenças para um interesse comum, como elementos chave do plano de implementação do PMO em rede colaborativa.
Contribuições sociais/para a gestão
Este artigo contribui com uma proposta de implementação de PMO entre organizações públicas autárquicas cujo arcabouço legal e administrativo deve ser considerado, ou seja, a hierarquia dos serviços públicos.

Abstract

Study goals
This study aims to propose a hybrid project management office implementation plan in a collaborative network in the public sector based on the situational diagnosis of each partner institution in the network.
Relevance / originality
Collaboration in the public sector presents bureaucratic, human and financial resource barriers. The project management office with inter-organizational participation is a governance structure that can reduce network's problems.
Methodology / approach
The methodology was a technical report based on the professional experience as IT manager with contribution of managers from 40 partner institutions in a meeting for situational diagnosis and discussion of the implementation of the network's PMO.
Main results
Our findings show the lack of resources and methodologies for project management in most of the network's partners; the interest in a strategic structure of a hybrid PMO for the collaborative network. Some collected suggestions of managers composed the implementation plan.
Theoretical / methodological contributions
We added the need to observe internal regulations of public autarchic institutions, including the active participation of top management level in solving their differences for a common interest, as key elements of the PMO implementation plan in a collaborative network.
Social / management contributions
This article contributes with a proposal for a PMO implementation among public autarchic organizations whose legal and administrative framework must be considered, meaning, the hierarchy of public services.