Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é propor um plano de implantação de escritório híbrido de gerenciamento de projetos em uma rede colaborativa no setor público a partir do diagnóstico situacional de cada instituição parceira da rede.
Relevância/originalidade
A colaboração no setor público apresenta barreiras burocráticas, de recursos humanos e financeiros. O escritório de gerenciamento de projetos com participação interorganizacional é uma estrutura de governança que pode reduzir os problemas da rede.
Metodologia/abordagem
A metodologia foi um relato técnico baseado na experiência profissional como gestor de TI com a contribuição de gestores de 40 instituições parceiras em uma reunião para diagnóstico situacional e discussão da implantação do PMO da rede.
Principais resultados
Nossos achados mostram a falta de recursos e de metodologias para gerenciamento de projetos na maioria dos parceiros da rede; o interesse na estrutura estratégica do PMO híbrido para a rede colaborativa. Algumas sugestões dadas pelos gestores compuseram o plano de implementação.
Contribuições teóricas/metodológicas
Acrescentamos a necessidade de observar os regulamentos internos das instituições públicas autárquicas, incluindo a participação ativa da alta gestão na resolução das suas diferenças para um interesse comum, como elementos chave do plano de implementação do PMO em rede colaborativa.
Contribuições sociais/para a gestão
Este artigo contribui com uma proposta de implementação de PMO entre organizações públicas autárquicas cujo arcabouço legal e administrativo deve ser considerado, ou seja, a hierarquia dos serviços públicos.