Resumo

Título do Artigo

MERCADOS EMERGENTES INOVADORES: UMA VISÃO INSTITUCIONAL
Abrir Arquivo

Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Angelica Pigola
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Priscila Rezende da Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Adriana Aparecida Honório do Santos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Os mercados emergentes não são estáticos Eles evoluem constantemente porque os atores propositalmente ou passivamente se envolvem em atividades de formação de mercado para atender a modelos de negócios inovadores Este artigo tem como objetivo fornecer uma visão de inovação de mercados
Relevância/originalidade
A análise da proposta de inovação em mercados emergentes permite que a complexidade do mercado seja abordada integrando o trabalho institucional e outras forças de mercado em sua formação.
Metodologia/abordagem
Com base na etimologia da palavra mercados emergentes e inovação, revisamos a literatura e propomos uma visão holística da inovação em mercados emergentes.
Principais resultados
Dimensões e fatores são apresentados em uma estrutura original
Contribuições teóricas/metodológicas
Também oferece novos caminhos para a pesquisa e convida os atores dos mercados emergentes a se emanciparem da tecnologia de produto baseada no pensamento de mercado, para criar uma visão mais ampla dos mercados emergentes para pensar em termos de estratégias não
Contribuições sociais/para a gestão
Apoiar novos empreendimentos para superar barreiras institucionais em cenários inovadores.

Abstract

Study goals
Emergent markets are not static. They evolve constantly because actors purposefully or passively engage in market shaping activities to attend innovative business model. This paper aims to provide an emergent markets innovation view that captures complexity.
Relevance / originality
The analysis of proposed emergent markets innovation allows market complexity to be addressed by integrating institutional work and others market forces on its shaping.
Methodology / approach
Grounded on the etymology of the word emergent markets and innovation, we review literature and propose a holistic view of emergent markets innovation.
Main results
Dimensions and factors are presented in an original framework
Theoretical / methodological contributions
It also offers new avenues for research and invites emergent markets actors to emancipate themselves from product-technology based on market thinking, to create a broader view of emergent markets to think in terms of non-predictive strategies.
Social / management contributions
Support new enterprisis to overcome institutional barriers under innovative scenarios.