Resumo

Título do Artigo

PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ
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Tema

Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - Marta Dulcélia Gurgel Ávila
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo desse relato técnico é expor as atividades do Projeto de Reestruturação da Escola de Saúde Pública do Ceará que serviu de base para a implantação do Projeto InovaESP.
Relevância/originalidade
O relato apresenta o projeto de transformação da Escola de Saúde Pública do Ceará em um Instituto de Ciência e Tecnologia, objetivo estratégico do Plano de Modernização da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.
Metodologia/abordagem
Análise Documental
Principais resultados
Além do sucesso do projeto, outros resultados foram positivos à Instituição, como o estabelecimento do novo modelo de gestão e governança, a solidificação do escritório de gerenciamento de projetos e do gerente de projetos e o avanço da aprendizagem organizacional.
Contribuições teóricas/metodológicas
A intervenção apresenta um processo de mudanças, através do incentivo à processos de adaptação aos novos cenários e metodologias e a promoção da aprendizagem organizacional, no setor público.
Contribuições sociais/para a gestão
O projeto contribuiu como indutor da mudança cultural e transformação da Escola de Saúde Pública em uma organização que aprende.

Abstract

Study goals
The purpose of this technical report is to expose the activities of the Ceará School of Public Health Restructuring Project that served as the basis for the implementation of the InovaESP Project.
Relevance / originality
The report presents the transformation project of the Ceará School of Public Health into an Institute of Science and Technology , a strategic objective of the Modernization Plan of the Secretariat of Health of the State of Ceará.
Methodology / approach
Document Analysis.
Main results
Project success, the establishment of a new management and governance model, the solidification of the project management office and the role of the project manager, and the advancement of organizational learning.
Theoretical / methodological contributions
The intervention presents a process of change, through the encouragement of adaptation processes to new scenarios and methodologies and the promotion of organizational learning in the public sector.
Social / management contributions
The project contributed as an inducer of cultural change and transformation of the School of Public Health into an organization that learns.