Resumo

Título do Artigo

AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO NA GERAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Sergio Luiz Catto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - MEMORIAL
2 - Claudia Terezinha Kniess
UNIFESP - UNIFESP

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo tem como objetivo evidenciar em obras na literatura científica as dificuldades encontradas pelas empresas de tecnologia e de inovação na geração de novos negócios.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa aborda temas atuais e bastante abrangentes que dão embasamento para a identificação de como estes temas se relacionam e como unidos podem contribuir para a geração de novos negócios a partir das criações e descobertas realizadas pelas empresas de tecnologia.
Metodologia/abordagem
Este estudo é uma Revisão Sistemática de Literatura, onde procedimentos foram aplicados na seleção de artigos das bases de dados para a identificação e interpretação das principais publicações acerca do tema na literatura científica buscando compreender sua relevância e sua evolução.
Principais resultados
Os achados desta pesquisa contribuirão para o entendimento de quais são as dificuldades enfrentadas pelas empresas de tecnologia e de inovação na geração de novos negócios.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse estudo contribui para o entendimento das dificuldades encontradas pelas empresas de tecnologia e de inovação na geração de novos negócios, e dos benefícios da aplicação da gestão de projetos no âmbito da gestão da inovação com foco no retorno financeiro.
Contribuições sociais/para a gestão
Entender como a gestão da inovação pode contribuir para maximizar o sucesso nas tratativas praticadas nos projetos de inovação, visando a geração de novos negócios.

Abstract

Study goals
This study aims to highlight, in works in the scientific literature, the difficulties encountered by technology and innovation companies in generating new business.
Relevance / originality
This research addresses current and very comprehensive topics that provide a basis for identifying how these topics are related and how together they can contribute to the generation of new businesses based on the creations and discoveries made by technology companies.
Methodology / approach
This study is a Systematic Literature Review, where procedures were applied in the selection of articles from the databases for the identification and interpretation of the main publications on the subject in the scientific literature, seeking to understand its relevance and evolution.
Main results
The findings of this research will contribute to the understanding of what are the difficulties faced by technology and innovation companies in generating new business.
Theoretical / methodological contributions
This study contributes to understanding the difficulties encountered by technology and innovation companies in generating new business, and the benefits of applying project management in the scope of innovation management with a focus on financial return.
Social / management contributions
Understanding how innovation management can contribute to maximize success in the dealings carried out in innovation projects, aiming at generating new business.