Resumo

Título do Artigo

Mídias sociais em captação de alunos no ensino superior: o incentivo que faltava
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Tema

Marketing digital

Autores

Nome
1 - Thiago de Luca Santana Ribeiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Gustavo Silva Gonçalves
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
3 - Anderson Antônio de Lima
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
4 - Marcos Antonio Maia Lavio de Oliveira
Faculdade de Tecnologia Fatec Bragança Paulista - Bragança Paulista

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do relato técnico é apresentar os resultados das estratégias de mídia social na captação de alunos de duas IES brasileiras
Relevância/originalidade
No setor educacional, sobretudo no ensino superior, as mídias sociais vêm sendo utilizadas como uma importante ferramenta para captação de alunos para as instituições de ensino superior (IES). Portanto, é relevante compreender as atividades e os resultados reais de captação de alunos.
Metodologia/abordagem
Optou-se pelo estudo de caso para esta pesquisa por esta representar, no geral, a estratégia preferida quando se colocam questões do tipo ‘como’ e ‘por quê’. Dois casos reais de captação de alunos de IES são apresentados com os resultados.
Principais resultados
Em primeiro lugar, um quadro é apresentado com a síntese das principais atividades de mídias sociais implementadas pelas IES A e B. Em segundo lugar, são apresentados número de matriculados por fonte de origem e por interação com mídias sociais orgânicas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Alguns leads são originados através das mídias sociais. Ou seja, eventuais matriculados conhecem a IES através das mídias sociais Em segundo lugar, as mídias sociais possuem um papel de nutrir os leads, independente da fonte de origem do lead.
Contribuições sociais/para a gestão
Esses dois raciocínios (captação e nutrição de leads) apresentados e trabalhados de forma sinérgica podem ser o incentivo que faltava para as IES em seus processos de captação de alunos. De fato, as IES estarão mais próximas da sociedade.

Abstract

Study goals
The objective of the technical report is to present the results of social media strategies in attracting students from two Brazilian HEIs.
Relevance / originality
In the educational sector, especially in higher education, social media have been used as an important tool for attracting students to higher education institutions (HEIs). Therefore, it is relevant to understand the activities and the actual results of attracting students.
Methodology / approach
The case study was chosen for this research because it represents, in general, the preferred strategy when asking questions such as 'how' and 'why'. Two real cases of attracting HEI students are presented with the results.
Main results
First, a table is presented with a summary of the main social media activities implemented by HEIs A and B. Second, the number of students enrolled by source of origin and by interaction with organic social media is presented.
Theoretical / methodological contributions
Some leads are sourced through social media. That is, eventual enrollees get to know the HEI through social media Secondly, social media have a role in nurturing leads, regardless of the source of origin of the lead.
Social / management contributions
These two reasonings (capturing and nurturing leads) presented and worked on in a synergistic way can be the incentive that was missing for HEIs in their processes of attracting students. In fact, HEIs will be closer to society.