Objetivo do estudo
O objetivo do relato técnico é apresentar os resultados das estratégias de mídia social na captação de alunos de duas IES brasileiras
Relevância/originalidade
No setor educacional, sobretudo no ensino superior, as mídias sociais vêm sendo utilizadas como uma importante ferramenta para captação de alunos para as instituições de ensino superior (IES). Portanto, é relevante compreender as atividades e os resultados reais de captação de alunos.
Metodologia/abordagem
Optou-se pelo estudo de caso para esta pesquisa por esta representar, no geral, a estratégia preferida quando se colocam questões do tipo ‘como’ e ‘por quê’. Dois casos reais de captação de alunos de IES são apresentados com os resultados.
Principais resultados
Em primeiro lugar, um quadro é apresentado com a síntese das principais atividades de mídias sociais implementadas pelas IES A e B. Em segundo lugar, são apresentados número de matriculados por fonte de origem e por interação com mídias sociais orgânicas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Alguns leads são originados através das mídias sociais. Ou seja, eventuais matriculados conhecem a IES através das mídias sociais Em segundo lugar, as mídias sociais possuem um papel de nutrir os leads, independente da fonte de origem do lead.
Contribuições sociais/para a gestão
Esses dois raciocínios (captação e nutrição de leads) apresentados e trabalhados de forma sinérgica podem ser o incentivo que faltava para as IES em seus processos de captação de alunos. De fato, as IES estarão mais próximas da sociedade.