Resumo

Título do Artigo

IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DOS STAKEHOLDERS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Sergio Ricardo do Nascimento
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar os métodos utilizados por organizações em gerenciamento de projetos para identificar e compreender as necessidades dos stakeholders, a fim de melhorar a satisfação e sucesso dos projetos.
Relevância/originalidade
A originalidade deste estudo reside primordialmente na abordagem adotada através da Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para investigar as metodologias empregadas no gerenciamento de projetos, com foco nas necessidades dos stakeholders Esse aprofundamento metódico, fundamentado em evidências literárias, proporciona uma compreensão robusta
Metodologia/abordagem
Revisão Sistemática da Literatura, comparando conceitos e sugerindo estudos futuros.
Principais resultados
Lista com ferramentas, processos e práticas para identificação das necessidades dos stakeholders
Contribuições teóricas/metodológicas
Proposto um novo estudo complementar aos encontrados. O estudo proposto deverá utilizar o design thinking como framework para coletar as expectativas dos clientes.
Contribuições sociais/para a gestão
Com o uso do Design Thinking o processo é centrado no cliente, poderá ser adaptado para qualquer tipo de projeto.

Abstract

Study goals
Investigate the methods used by organizations in project management to identify and understand the needs of stakeholders, in order to improve project satisfaction and success.
Relevance / originality
The originality of this study primarily lies in the approach adopted through the Systematic Literature Review (SLR) to investigate the methodologies used in project management, focusing on stakeholders' needs. This methodical deep dive, grounded in literary evidence, provides a robust understanding.
Methodology / approach
Systematic Literature Review, comparing concepts and suggesting future studies.
Main results
List of tools, processes, and practices for identifying stakeholders' needs.
Theoretical / methodological contributions
A complementary study to those found has been proposed. The proposed study should use design thinking as a framework to gather customer expectations.
Social / management contributions
Using Design Thinking, the process is customer-centric and can be adapted for any type of project.