Resumo

Título do Artigo

MODELO DE SÉRIES TEMPORAIS APLICADO A PREVISÃO DE ENTRADA DE PEDIDOS DE ESTRUTURAS DE SISTEMAS DE ARMAZENAGEM.
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia, Inteligência Artificial (IA) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Transformando os Negócios

Autores

Nome
1 - Ronaldo de Oliveira
PECEGE- ESALQ/USP - Filial
2 - Hygor Santiago Lara
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - FEM

Reumo

Objetivo do estudo
Gerar um modelo preditivo balizador de preço de venda que resulta em reais por quilograma na venda de estruturas de sistema de armazenagem, analisando a recorrência das vendas passadas do preço por quilograma de determinados clientes por mês.
Relevância/originalidade
A grande concorrência entre empresas em busca de inovações e melhorias se torna crescente atualmente, e é natural que as empresas busquem melhorias em processos, capacitação de pessoas e invistam em tecnologia para garantir um diferencial competitivo e melhor participação no mercado.
Metodologia/abordagem
Realizar a Coleta de dados, verificar a estacionariedade da série, em seguida, realizar a autocorrelação e autocorrelação Parcial e caso a série não for estacionária, é necessario realizar o método Auto-Arima.
Principais resultados
Possível verificar ruido branco na série temporal, o que permite concluir que a série temporal tem influencia de parâmetros sem um padrão de sazonalidade e tendência definidos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Verificar se as séries temporais tem influencias com outras áreas sem ser a influencia do período, como por exemplo, o investimento em Marketing, publicações.
Contribuições sociais/para a gestão
Realizar a previsão de vendas de porta palete de sistema de armazenagem. Esse método poderá ser aplicada para outros tipos de sistema de armazenagem

Abstract

Study goals
Generate a sales price predictive beacon model that results in dollars per kilogram on the sale of storage system structures, analyzing the recurrence of past sales of the price per kilogram of certain customers per month.
Relevance / originality
A grande concorrência entre empresas em busca de inovações e melhorias se torna crescente atualmente, e é natural que as empresas busquem melhorias em processos, capacitação de pessoas e invistam em tecnologia para garantir um diferencial competitivo e melhor participação no mercado.
Methodology / approach
Carry out Data Collection, check the stationarity of the series, then perform the Autocorrelation and Partial Autocorrelation and if the series is not stationary, it is necessary to perform the Auto-Arima method.
Main results
It is possible to verify white noise in the time series, which allows concluding that the time series is influenced by parameters without a defined seasonality and trend pattern.
Theoretical / methodological contributions
Check whether the time series influences other areas other than the influence of the period, such as investment in Marketing, publications.
Social / management contributions
Carry out the sales forecast of pallet truck storage system. This method can be applied to other types of storage systems.