Objetivo do estudo
Apresentar a gestão do ciclo de vida do projeto na produção de um aerofólio.
Relevância/originalidade
A ideia surgiu da intenção de integrar o conceito de aeronaves mais leves que o ar, como balões e dirigíveis, classificadas como aeróstatos, ao conceito de aeronaves mais pesadas que o ar, como aviões, classificadas como aeródinos.
Metodologia/abordagem
O desenvolvimento do projeto teve seu delineamento classificado como explicativo e experimental. A parte experimental foi conduzida para gerar dados, e parte explicativa demonstrou o quanto foi significativa a redução de massa no aerofólio através de tabelas e da equação de sustentação.
Principais resultados
No processo de impressão em ambiente de gás hélio, foi possível obter um resultado positivo, que validou o processo sequencial criado. Na correlação entre a massa e a sustentação aerodinâmica ressalta a importância da redução de massa.
Contribuições teóricas/metodológicas
O experimento contribui com teoria ao adotar a teoria de gestão de projetos, a primeira fase do ciclo de vida do produto, a redução das falhas na curva da banheira onde foi utilizado o PDCA, na produção dos aerofólios.
Contribuições sociais/para a gestão
A redução de massa proposta neste estudo, tem como hipótese, se implementada em algumas partes da aeronave, proporcionar redução de gasto de combustível, que pode ser repassado para os usuários do transporte aéreo, tornando mais barato o transporte de pessoas ou de