Resumo

Título do Artigo

GESTÃO NO CICLO DE VIDA DO PROJETO: EXPERIMENTO PARA REDUÇÃO DE MASSA NO AEROFÓLIO
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Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Luciano Souza Laurindo
Pecege - Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (ESALQ/USP) - EAD
2 - Fabricio Martins Lacerda
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Objetivo do estudo
Apresentar a gestão do ciclo de vida do projeto na produção de um aerofólio.
Relevância/originalidade
A ideia surgiu da intenção de integrar o conceito de aeronaves mais leves que o ar, como balões e dirigíveis, classificadas como aeróstatos, ao conceito de aeronaves mais pesadas que o ar, como aviões, classificadas como aeródinos.
Metodologia/abordagem
O desenvolvimento do projeto teve seu delineamento classificado como explicativo e experimental. A parte experimental foi conduzida para gerar dados, e parte explicativa demonstrou o quanto foi significativa a redução de massa no aerofólio através de tabelas e da equação de sustentação.
Principais resultados
No processo de impressão em ambiente de gás hélio, foi possível obter um resultado positivo, que validou o processo sequencial criado. Na correlação entre a massa e a sustentação aerodinâmica ressalta a importância da redução de massa.
Contribuições teóricas/metodológicas
O experimento contribui com teoria ao adotar a teoria de gestão de projetos, a primeira fase do ciclo de vida do produto, a redução das falhas na curva da banheira onde foi utilizado o PDCA, na produção dos aerofólios.
Contribuições sociais/para a gestão
A redução de massa proposta neste estudo, tem como hipótese, se implementada em algumas partes da aeronave, proporcionar redução de gasto de combustível, que pode ser repassado para os usuários do transporte aéreo, tornando mais barato o transporte de pessoas ou de

Abstract

Study goals
To demonstrate project lifecycle management in the production of an airfoil.
Relevance / originality
The idea arose from the intention to integrate the concept of lighter-than-air aircraft, such as balloons and airships, classified as aerostat, to the concept of heavier-than-air aircraft, such as planes, classified as aerodynes.
Methodology / approach
The development of the project was classified as explanatory and experimental. The experimental part was conducted to generate data, and the explanatory part demonstrated how significant the reduction of mass in the airfoil was through tables and the lift equation.
Main results
With the process of printing in a helium gas environment, it was possible to obtain a positive result, which validated the sequential process created. In the correlation between mass and aerodynamic lift, the importance of mass reduction is highlighted.
Theoretical / methodological contributions
The experiment contributes with theory by adopting project management theory, the first phase of the product's life cycle, the reduction of flaws in the curve of the bathtub where PDCA was used, in the production of airfoils.
Social / management contributions
The mass reduction proposed in this study has the hypothesis, if implemented in some parts of the aircraft, would be to reduce fuel consumption, which can be passed on to air transport users, making it cheaper to transport people or cargo.