Resumo

Título do Artigo

FONTES DE NOTÍCIAS E CRENÇAS NA VERACIDADE: O EFEITO DA NECESSIDADE DE APROVAÇÃO SOCIAL NA DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - EDUARDO MESQUITA
SENAC - Santo Amaro
2 - Evandro Luiz Lopes
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração e no MPCC - Mestrado Profissional em Comportamento
3 - Giuliana Isabella
-

Reumo

Objetivo do estudo
investigar o papel da fonte de notícias na intenção de compartilhar Fake News, um fenômeno relativamente novo e pouco explorado nos estudos do comportamento do consumidor.
Relevância/originalidade
este estudo é relevante tanto pela temática de extrema importância, como pelos achados inéditos que podem contribuir de forma gerencial quanto social.
Metodologia/abordagem
por meio de três experimentos, a pesquisa busca contribuir para a compreensão da disseminação das Fake News, auxiliando gestores no combate a esse fenômeno que tem sido nocivo à sociedade.
Principais resultados
a fonte de notícia pode persuadir consumidores Isso pode ser explicado pela crença na veracidade da notícia Além disso, indivíduos com necessidade de aprovação social são mais propensos a compartilhar Fake News, especialmente se perceberem que a notícia é relevante para terceiros
Contribuições teóricas/metodológicas
até o momento, nenhum estudo aborda a necessidade de aprovação social e a relevância da notícia para o terceiro como facilitadores da disseminação das Fake News.
Contribuições sociais/para a gestão
Os achados desta pesquisa podem ser úteis para o setor público e privado no desenvolvimento de estratégias de combate à disseminação de Fake News e na promoção da conscientização sobre a importância da verificação da fonte de notícias antes de compartilhar informações.

Abstract

Study goals
to investigate the role of the news source in the intention to share Fake News, a relatively new phenomenon and little explored in studies of consumer behavior.
Relevance / originality
this study is relevant both for the extremely important theme and for the unpublished findings that can contribute in a managerial and social way.
Methodology / approach
through three experiments, the research seeks to contribute to the understanding of the spread of Fake News, helping managers to combat this phenomenon that has been harmful to society.
Main results
The news source can persuade consumers This can be explained by the belief in the veracity of the news In addition, individuals in need of social approval are more likely to share Fake News, especially if they perceive that the news is
Theoretical / methodological contributions
to date, no study addresses the need for social approval and the relevance of news to the third party as facilitators of the spread of Fake News.
Social / management contributions
The findings of this research may be useful for the public and private sector in developing strategies to combat the spread of Fake News and in promoting awareness of the importance of verifying the news source before sharing information.