Objetivo do estudo
investigar o papel da fonte de notícias na intenção de compartilhar Fake News, um fenômeno relativamente novo e pouco explorado nos estudos do comportamento do consumidor.
Relevância/originalidade
este estudo é relevante tanto pela temática de extrema importância, como pelos achados inéditos que podem contribuir de forma gerencial quanto social.
Metodologia/abordagem
por meio de três experimentos, a pesquisa busca contribuir para a compreensão da disseminação das Fake News, auxiliando gestores no combate a esse fenômeno que tem sido nocivo à sociedade.
Principais resultados
a fonte de notícia pode persuadir consumidores Isso pode ser explicado pela crença na veracidade da notícia Além disso, indivíduos com necessidade de aprovação social são mais propensos a compartilhar Fake News, especialmente se perceberem que a notícia é relevante para terceiros
Contribuições teóricas/metodológicas
até o momento, nenhum estudo aborda a necessidade de aprovação social e a relevância da notícia para o terceiro como facilitadores da disseminação das Fake News.
Contribuições sociais/para a gestão
Os achados desta pesquisa podem ser úteis para o setor público e privado no desenvolvimento de estratégias de combate à disseminação de Fake News e na promoção da conscientização sobre a importância da verificação da fonte de notícias antes de compartilhar informações.