Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DO CONHECIMENTO: TRILHAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS PARA APRIMORAMENTO TÉCNICO DE PROFISSIONAIS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Gabriel da Silva Avila
Pecege - Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (ESALQ/USP) - Piracicaba

Reumo

Objetivo do estudo
Este trabalho teve como objeto de estudo um projeto já existente e aplicou Trilhas de Aprendizagem, uma metodologia consagrada de Gestão de Conhecimento com o objetivo de aumentar o nível técnico e diversificar as competências dos colaboradores integrantes deste projeto.
Relevância/originalidade
A aplicação bem sucedida da Gestão de Conhecimento é necessária para se evitar os problemas comuns de quando esta prática é negligenciada, entre eles perda de informações, baixa qualidade do projeto, falta de inovação, entre outros.
Metodologia/abordagem
As trilhas foram desenvolvidas com o apoio de especialistas técnicos e focadas nos conhecimentos necessários ao projeto, divididas em temas e níveis de complexidade, com isso, publicadas em um portal e enviadas aos colaboradores, que tiveram seu desenvolvimento acompanhado.
Principais resultados
Os principais resultados do trabalho indicam que a aplicação destas trilhas de aprendizagem resultaram em uma notável melhora técnica e variedade de conhecimento dos alunos que percorreram as trilhas, tendo seu desenvolvimento notado pela gerência do departamento.
Contribuições teóricas/metodológicas
Após o desenvolvimento e acompanhamento da aplicação das trilhas de aprendizagem, a metodologia seguida por este trabalho pode ser replicada em diferentes projetos ou grupos de colaboradores, provando-se um modelo replicável e de sucesso
Contribuições sociais/para a gestão
Por ter seu foco na gestão do conhecimento, as contribuições deste trabalho estão focadas na disseminação do conhecimento entre membros de projetos, aumento da eficiência e variedade técnica dos profissionais, usando as técnicas propostas e testadas nesta pesquisa.

Abstract

Study goals
This work focused on studying an existing project and applied Learning Paths, a well-established Knowledge Management methodology, with the aim of enhancing the technical level and diversifying the skills of the team members involved in this project.
Relevance / originality
The successful implementation of Knowledge Management is necessary to prevent common issues that arise when this practice is neglected, including information loss, poor project quality, lack of innovation, among others.
Methodology / approach
The pathways were developed with the support of technical experts and focused on the knowledge required for the project They were divided into themes and levels of complexity and subsequently published on a portal and distributed to the employees, whose progress was
Main results
The main results of the work indicate that the implementation of these learning paths led to a significant improvement in the technical skills and diversity of knowledge among the students who followed the paths. Their development was noted by the department management.
Theoretical / methodological contributions
After the development and monitoring of the implementation of the learning paths, the methodology followed by this work can be replicated in different projects or groups of employees, proving to be a replicable and successful model.
Social / management contributions
Due to its focus on knowledge management, the contributions of this work are centered around the dissemination of knowledge among project members, enhancing the efficiency and technical diversity of professionals, using the techniques proposed and tested in this research.