Objetivo do estudo
Este trabalho teve como objeto de estudo um projeto já existente e aplicou Trilhas de Aprendizagem, uma metodologia consagrada de Gestão de Conhecimento com o objetivo de aumentar o nível técnico e diversificar as competências dos colaboradores integrantes deste projeto.
Relevância/originalidade
A aplicação bem sucedida da Gestão de Conhecimento é necessária para se evitar os problemas comuns de quando esta prática é negligenciada, entre eles perda de informações, baixa qualidade do projeto, falta de inovação, entre outros.
Metodologia/abordagem
As trilhas foram desenvolvidas com o apoio de especialistas técnicos e focadas nos conhecimentos necessários ao projeto, divididas em temas e níveis de complexidade, com isso, publicadas em um portal e enviadas aos colaboradores, que tiveram seu desenvolvimento acompanhado.
Principais resultados
Os principais resultados do trabalho indicam que a aplicação destas trilhas de aprendizagem resultaram em uma notável melhora técnica e variedade de conhecimento dos alunos que percorreram as trilhas, tendo seu desenvolvimento notado pela gerência do departamento.
Contribuições teóricas/metodológicas
Após o desenvolvimento e acompanhamento da aplicação das trilhas de aprendizagem, a metodologia seguida por este trabalho pode ser replicada em diferentes projetos ou grupos de colaboradores, provando-se um modelo replicável e de sucesso
Contribuições sociais/para a gestão
Por ter seu foco na gestão do conhecimento, as contribuições deste trabalho estão focadas na disseminação do conhecimento entre membros de projetos, aumento da eficiência e variedade técnica dos profissionais, usando as técnicas propostas e testadas nesta pesquisa.