Resumo

Título do Artigo

ESG NO MERCADO AUTOMOTIVO: UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE MONTADORAS DE CARROS DE LUXO
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa / ESG

Autores

Nome
1 - Chadia Ali Caputto Rmaih
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Alváro Alvim
2 - Paloma Fahel Mangabeira
-
3 - Rafael Neiva Fernandes
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Álvaro Alvim
4 - Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Reumo

Objetivo do estudo
O estudo busca compreender como as empresas do mercado de luxo automotivo entendem a necessidade e realizam práticas referentes à abordagem ESG, por meio de uma análise documental e um estudo de indicadores adaptado do modelo proposto por KOCMANOVÁ e ŠIMBEROV (2013).
Relevância/originalidade
O estudo é relevante e original, pois busca relacionar os indicadores da agenda ESG, pauta recentemente colocada como de grande importância para a sociedade e mercado mundial, com empresas do setor automotivo, segmento amplamente questionado quanto às suas práticas ambientais e sociais
Metodologia/abordagem
Para identificação e validação dos indicadores propostos na literatura, foi realizada uma análise de conteúdo nos relatórios socioambientais de cinco empresas montadoras de veículos de luxo, com atuação global. Recorrências foram tabuladas e analisadas com métodos quantitativos, usando testes de comparações múltiplas.
Principais resultados
Todas as marcas analisadas visam atingir a meta de carbono, políticas sociais internas e governança corporativa transparente (100% recorrentes), a economia circular aparece de forma limitada (40% de recorrência), e o fator diretoria independente não é mencionado em nenhum relatório.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados permitem compreender a extensão das práticas das empresas analisadas com as ações da ESG, a partir da sua categorização e frequência. O uso de técnicas quantitativas, como os testes de comparações múltiplas não-paramétricos, mostrou-se útil para a análise proposta
Contribuições sociais/para a gestão
A correta identificação e classificação de iniciativas ESG das empresas permite evidenciar quais as prioridades da indústria em relação ao tema, bem como fornece à alta gestão uma ferramenta analítica para tomada de decisão e comparação entre pares, direcionado sua estratégia competitiva.

Abstract

Study goals
The study seeks to understand how companies in the automotive luxury market understand the need and carry out practices related to the ESG approach, through a documental analysis and a study of indicators adapted from the model proposed by KOCMANOVÁ and ŠIMBEROV
Relevance / originality
The study is relevant and original, as it relates ESG's indicators, an agenda recently placed as of great importance for society and the world market, with companies in the automotive sector, a segment that is about its environmental and social practices.
Methodology / approach
To identify and validate the indicators proposed , a content analysis was carried out in the socio-environmental reports of five companies that assemble luxury vehicles, with global operations Recurrences were tabulated and analyzed with quantitative methods, using multiple comparison tests.
Main results
All brands analyzed aim to achieve the carbon target, internal social policies and transparent corporate governance (100% recurring), the circular economy appears in a limited way (40% recurring), and the independent board factor is not mentioned in any report.
Theoretical / methodological contributions
The results allow us to understand the extent of the analyzed companies' practices with ESG actions, based on their categorization and frequency. The use of quantitative techniques, such as non-parametric multiple comparison tests, proved to be useful for the proposed analysis
Social / management contributions
The correct identification and classification of companies' ESG initiatives makes it possible to highlight the industry's priorities in relation to the subject, as well as providing top management with an analytical tool for decision-making and comparison between peers, directing its competitive strategy.