Objetivo do estudo
O estudo busca compreender como as empresas do mercado de luxo automotivo entendem a necessidade e realizam práticas referentes à abordagem ESG, por meio de uma análise documental e um estudo de indicadores adaptado do modelo proposto por KOCMANOVÁ e ŠIMBEROV (2013).
Relevância/originalidade
O estudo é relevante e original, pois busca relacionar os indicadores da agenda ESG, pauta recentemente colocada como de grande importância para a sociedade e mercado mundial, com empresas do setor automotivo, segmento amplamente questionado quanto às suas práticas ambientais e sociais
Metodologia/abordagem
Para identificação e validação dos indicadores propostos na literatura, foi realizada uma análise de conteúdo nos relatórios socioambientais de cinco empresas montadoras de veículos de luxo, com atuação global. Recorrências foram tabuladas e analisadas com métodos quantitativos, usando testes de comparações múltiplas.
Principais resultados
Todas as marcas analisadas visam atingir a meta de carbono, políticas sociais internas e governança corporativa transparente (100% recorrentes), a economia circular aparece de forma limitada (40% de recorrência), e o fator diretoria independente não é mencionado em nenhum relatório.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados permitem compreender a extensão das práticas das empresas analisadas com as ações da ESG, a partir da sua categorização e frequência. O uso de técnicas quantitativas, como os testes de comparações múltiplas não-paramétricos, mostrou-se útil para a análise proposta
Contribuições sociais/para a gestão
A correta identificação e classificação de iniciativas ESG das empresas permite evidenciar quais as prioridades da indústria em relação ao tema, bem como fornece à alta gestão uma ferramenta analítica para tomada de decisão e comparação entre pares, direcionado sua estratégia competitiva.