Resumo

Título do Artigo

OUTSOURCING ORGANIZACIONAL SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA: ESTUDO DE CASO EM UMA TRANSPORTADORA DE GUARAPUAVA-PR
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - JUCILENE NAZARE
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - SANTA CRUZ
2 - Rafael Henrique Mainardes Ferreira
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Campus Santa Cruz
3 - Juliane Sachser Angnes
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO -
4 - Luciano Ferreira de Lima
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Reumo

Objetivo do estudo
Compreender como a terceirização (outsourcing) de mão de obra impactou o setor de transporte e logística a partir da perspectiva teórica da teoria da contingência.
Relevância/originalidade
O estudo se justifica pela necessidade da empresa refletir sobre o o impacto da terceirização no setor de transporte e logística, bem como, servir de base para outras empresas que desejam incluir esta estratégia no seu modelo de negócio.
Metodologia/abordagem
Método de pesquisa qualitativa, pautados no estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta, e, para análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo.
Principais resultados
A empresa foi afetada pelos fatores contingenciais: tomada de decisão, estratégia e estrutura. Os impactos negativos foram: falta de comunicação, não compartilhamento de informações, redistribuição de atividades, redução do quadro laboral, clima organizacional desarmonioso e desmotivação. Impacto positivo: aumento do faturamento.
Contribuições teóricas/metodológicas
Para o âmbito acadêmico, esta pesquisa serve para estudos na linha de estratégia voltados ao mercado de trabalho, e para àqueles que desejam abordar em suas pesquisas o processo de outsourcing e seus impactos.
Contribuições sociais/para a gestão
Permitiu conhecer como as organizações são afetadas e como elas reagem a aos fatores contingenciais, adaptando suas estruturas, buscando novas estratégias, tomando decisões que visam à continuidade e a sobrevivência da empresa, onde a terceirização pode ser utilizada por qualquer empresa.

Abstract

Study goals
To understand how the outsourcing of labor impacted the transport and logistics sector from the perspective of the Contingency Theory
Relevance / originality
The study is justified by the company's need to reflect on the impact of outsourcing on the transport and logistics sector, as well as serve as a basis for other companies that wish to include this strategy in their business model.
Methodology / approach
Qualitative research method, based on case study. Data collection took place through semi-structured interviews and direct observation, and content analysis was used for data analysis.
Main results
The company was affected by contingency factors: decision making, strategy and structure. The negative impacts were: lack of communication, non-sharing of information, redistribution of activities, reduction in the workforce, disharmonious organizational climate and lack of motivation. Positive impact: increased revenue.
Theoretical / methodological contributions
For the academic field, this research serves for studies in the line of strategy aimed at the labor market, and for those who wish to address the outsourcing process and its impacts in their research.
Social / management contributions
Allowed knowing how organizations are affected and how they react to contingent factors, adapting their structures, seeking new strategies, making decisions aimed at the continuity and survival of the company, where outsourcing can be used by any company.