Objetivo do estudo
Mostrar o papel das tecnológicas digitais, da inovação frugal e do atributo de imitabilidade na atração de investimentos em startups deep techs em economia emergente.
Relevância/originalidade
As startups deep techs demandam recursos financeiros substanciais, entretanto, em mercados emergentes, há escassez de fontes de investimento. Com base na RBV, esta pesquisa mostra quais capacidades são capazes de despertar o interesse de investidores privados em contextos de economias emergentes.
Metodologia/abordagem
Os dados primários desta pesquisa foram obtidos de uma amostra de 216 startups deep techs provenientes de diversos setores, localizadas em São Paulo. As hipóteses foram testadas por meio da modelagem de equações estruturais utilizando o método de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM).
Principais resultados
Os investidores privados são atraídos pelas tecnologias digitais e pelo atributo de difícil imitação. Contudo, embora haja associação positiva entre a capacidade de inovação frugal e o atributo difícil de imitar, não foram identificados efeitos indiretos dessa capacidade nos investimentos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Com enfoque em economias emergentes, este estudo contribui para a literatura que investiga quais fatores explicam os investimentos em startups deep techs. Além disso, contribui para a literatura que relaciona a inovação frugal e complexidade tecnológica.
Contribuições sociais/para a gestão
Para os empreendedores, a pesquisa mostra a importância das tecnologias digitais na atração de investimentos. Para os investidores e formuladores de políticas públicas, a pesquisa destaca a associação da capacidade de inovação frugal com o atributo de imitar em startups deep techs.