Resumo

Título do Artigo

O QUANTO FRUGAL E DIGITAL SÃO IMPORTANTES PARA OS INVESTIMENTOS EM STARTUPS DEEP TECHS
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Tema

Inovação e Empreendedorismo Digital

Autores

Nome
1 - Keully Cristynne Aquino Diógenes
USP - Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
2 - Ana Carolina Calçado Lopes Martins
-
3 - Claudia Pavani
-
4 - Felipe Mendes Borini
USP - Universidade de São Paulo - FEA

Reumo

Objetivo do estudo
Mostrar o papel das tecnológicas digitais, da inovação frugal e do atributo de imitabilidade na atração de investimentos em startups deep techs em economia emergente.
Relevância/originalidade
As startups deep techs demandam recursos financeiros substanciais, entretanto, em mercados emergentes, há escassez de fontes de investimento. Com base na RBV, esta pesquisa mostra quais capacidades são capazes de despertar o interesse de investidores privados em contextos de economias emergentes.
Metodologia/abordagem
Os dados primários desta pesquisa foram obtidos de uma amostra de 216 startups deep techs provenientes de diversos setores, localizadas em São Paulo. As hipóteses foram testadas por meio da modelagem de equações estruturais utilizando o método de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM).
Principais resultados
Os investidores privados são atraídos pelas tecnologias digitais e pelo atributo de difícil imitação. Contudo, embora haja associação positiva entre a capacidade de inovação frugal e o atributo difícil de imitar, não foram identificados efeitos indiretos dessa capacidade nos investimentos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Com enfoque em economias emergentes, este estudo contribui para a literatura que investiga quais fatores explicam os investimentos em startups deep techs. Além disso, contribui para a literatura que relaciona a inovação frugal e complexidade tecnológica.
Contribuições sociais/para a gestão
Para os empreendedores, a pesquisa mostra a importância das tecnologias digitais na atração de investimentos. Para os investidores e formuladores de políticas públicas, a pesquisa destaca a associação da capacidade de inovação frugal com o atributo de imitar em startups deep techs.

Abstract

Study goals
This study aims to elucidate the significance of digital technologies, frugal innovation, and imitability attribute in influencing investments within the realm of deep tech startups situated in emerging economies.
Relevance / originality
While deep tech startups require substantial financial resources, investment sources are limited in emerging markets. Drawing on RBV, this research discerns the capabilities that engender private investor interest within emerging economy contexts.
Methodology / approach
Primary data from a diverse sample of 216 deep tech startups across sectors in São Paulo were subjected to Structural Equation Modeling, utilizing the Partial Least Squares approach, to assess the hypotheses posited.
Main results
Private investors are drawn to digital technologies and the attribute of difficult imitability. While a positive association between frugal innovation capability and the difficult-to-imitate attribute exists, no indirect effects of this capability on investments were identified.
Theoretical / methodological contributions
This study enriches the literature investigating determinants of investments in deep tech startups within emerging economies. Additionally, it advances the discourse linking frugal innovation and technological complexity.
Social / management contributions
Entrepreneurs benefit from understanding the pivotal role of digital technologies in investment attraction. Investors and policymakers are alerted to the connection between frugal innovation capability and the imitability attribute in deep tech startups.