Resumo

Título do Artigo

ABORDAGEM ÁGIL E PREDITIVA EM GESTÃO DE PROJETOS: um estudo de caso em uma Empresa Júnior
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Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Laura Miranda de Paiva
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Santo Antônio
2 - Paula Karina Salume
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC
3 - Geraldo Magela Jardim Barra
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - DECAC

Reumo

Objetivo do estudo
O presente trabalho teve como objetivo analisar como ocorre a gestão de projetos no âmbito de uma Empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, Ômega Júnior, e propor aprimoramentos baseados em melhores práticas de gestão de projetos.
Relevância/originalidade
A EJ mesmo sendo um ambiente de aprendizagem e uma organização atípica apresenta as mesmas demandas de uma empresa padrão. Assim, torna-se indispensável a participação de alunos comprometidos e o uso de ferramentas eficazes para alcance de resultados com a maior assertividade.
Metodologia/abordagem
Adotou-se a pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso. Os dados foram coletados via entrevistas e documentos e tratados à luz da análise de conteúdo.
Principais resultados
Os projetos analisados foram geridos pelo time da Empresa Júnior por meio de abordagens distintas: preditiva e adaptativa. Ambas se mostraram adequadas, embora com pontos de melhoria, para o contexto de cada projeto.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui para a investigação em organizações atípicas que é o caso das empresas juniores.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo deixa algumas informações e pistas para novos gestores de projetos da Ômega Júnior e também de outras empresas juniores, acerca da condução de projetos gerenciados sob abordagens tradicional e ágil, colaborando assim para identificação de melhores práticas a serem aplicadas.

Abstract

Study goals
This work aimed to analyze how project management occurs within a Junior Enterprise of Mechanical Engineering and Production Engineering, Ômega Júnior, and propose improvements based on best project management practices.
Relevance / originality
Even though Junior Enterprise is a learning environment and an atypical organization, it has the same demands as a standard company. Thus, the participation of committed students and the use of effective tools to achieve results with greater assertiveness is essential.
Methodology / approach
Qualitative research was adopted through case study. Data were collected through interviews and documents and treated in the light of content analysis.
Main results
The analyzed projects were managed by the Junior Enterprise team through different approaches: predictive and adaptive. Both proved to be adequate, although with points of improvement, for the context of each project.
Theoretical / methodological contributions
The study contributes to research in atypical organizations, which is the case of junior companies.
Social / management contributions
The study leaves some information and clues for new project managers at Ômega Júnior and also at other junior companies, about conducting projects managed under traditional and agile approaches, thus collaborating to identify best practices to be applied.