Resumo

Título do Artigo

Análise da Relação entre Inovação e Internacionalização de Empresas: Uma Revisão Bibliométrica da Literatura entre 2013 e 2022.
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Internacionalização

Autores

Nome
1 - Anderson Antônio de Lima
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Thiago de Luca Santana Ribeiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Marcos Antonio Maia Lavio de Oliveira
Faculdade de Tecnologia Fatec Bragança Paulista - Bragança Paulista

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa é analisar a evolução conceitual-teórica da inovação e internacionalização das empresas, como também identificar o mapeamento do domínio de conhecimento da relação entre inovação e internacionalização de (cocitação dos artigos mais citados) e apresentar os estudos fronteiriços (pareamento)
Relevância/originalidade
Os efeitos da inovação na capacidade de internacionalização das empresas ainda são incertos, inclusive com resultados conflitantes, assim, é necessária uma revisão mais sistemática que abranja as várias estratégias de internacionalização das empresas e diversas atividades de inovação.
Metodologia/abordagem
Trata-se de uma revisão biblliométrica para sistematizar o domínio de conhecimento da relação entre inovação e internacionalização de empresas, foram utilizadas as técnicas bibliométricas de análise de cocitação e de análise de pareamento bibliográfico, os mapas foram gerados no software VOSviewer.
Principais resultados
Foram identificados três clusters identificados em geral abordam a importância estratégica da inovação para os processos, inclusive da escolha estratégica de inovar por meio da internacionalização de empresas e no mapa de pareamento seis clusters, destacando principalmente o papel essencial da P&D.
Contribuições teóricas/metodológicas
A principal contribuição deste estudo, é de caráter exploratório, pois possibilita aumentar a compreensão da formação e evolução do campo científico e apresenta as fronteiras atuais de estudos, demarcando assim um ponto de partida para estudos futuros descritivos e causais.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa forneceu-se aos gestores de empresas recomendações e um panorama geral sobre barreiras e desafios nos processos de internacionalização de empresas, inclusive apresentando a capacidade de inovação como elemento central da internacionalização. com isso podem utilizar as informações nos processos empresariais.

Abstract

Study goals
The purpose of this research is to analyze the conceptual-theoretical evolution of innovation and internationalization of companies, as well as to identify the mapping of the domain of knowledge of the relationship between innovation and internationalization (cocitation of the most cited articles)
Relevance / originality
The effects of innovation on the internationalization capacity of companies are still uncertain, including conflicting results, thus, a more systematic review is needed that covers the various internationalization strategies of companies and various innovation activities.
Methodology / approach
This is a bibliometric review to systematize the domain of knowledge of the relationship between innovation and internationalization of companies, bibliometric techniques of co-citation analysis and bibliographic pairing analysis were used, the maps were generated in the VOSviewer software.
Main results
Three clusters were identified that generally address the strategic importance of innovation for processes, including the strategic choice to innovate through the internationalization of companies and in the pairing map six clusters, highlighting mainly the essential role of R&D.
Theoretical / methodological contributions
The main contribution of this study is of an exploratory nature, as it makes it possible to increase understanding of the formation and evolution of the scientific field and presents the current frontiers of studies, thus marking a starting point for future
Social / management contributions
The research provided company managers with recommendations and an overview of barriers and challenges in the processes of internationalization of companies, including presenting the capacity for innovation as a central element of internationalization as a result, they can use the informations.