Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa é analisar a evolução conceitual-teórica da inovação e internacionalização das empresas, como também identificar o mapeamento do domínio de conhecimento da relação entre inovação e internacionalização de (cocitação dos artigos mais citados) e apresentar os estudos fronteiriços (pareamento)
Relevância/originalidade
Os efeitos da inovação na capacidade de internacionalização das empresas ainda são incertos, inclusive com resultados conflitantes, assim, é necessária uma revisão mais sistemática que abranja as várias estratégias de internacionalização das empresas e diversas atividades de inovação.
Metodologia/abordagem
Trata-se de uma revisão biblliométrica para sistematizar o domínio de conhecimento da relação entre inovação e internacionalização de empresas, foram utilizadas as técnicas bibliométricas de análise de cocitação e de análise de pareamento bibliográfico, os mapas foram gerados no software VOSviewer.
Principais resultados
Foram identificados três clusters identificados em geral abordam a importância estratégica da inovação para os processos, inclusive da escolha estratégica de inovar por meio da internacionalização de empresas e no mapa de pareamento seis clusters, destacando principalmente o papel essencial da P&D.
Contribuições teóricas/metodológicas
A principal contribuição deste estudo, é de caráter exploratório, pois possibilita aumentar a compreensão da formação e evolução do campo científico e apresenta as fronteiras atuais de estudos, demarcando assim um ponto de partida para estudos futuros descritivos e causais.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa forneceu-se aos gestores de empresas recomendações e um panorama geral sobre barreiras e desafios nos processos de internacionalização de empresas, inclusive apresentando a capacidade de inovação como elemento central da internacionalização. com isso podem utilizar as informações nos processos empresariais.