Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é identificar as escalas de transferência do conhecimento na área de gestão de projetos, compará-las e mensurá-las.
Relevância/originalidade
Apesar da relevância das iniciativas de conhecimento em nível de projeto, nosso entendimento sobre Transferência do Conhecimento - TC em inglês knowledge transfer - KT entre projetos e de seus fatores de influência ainda permanece limitada.
Metodologia/abordagem
Para que seja possível alcançar o objetivo proposto, será utilizada uma abordagem quantitativa com aplicação de questionários Survey. Os dados serão analisados usando análise fatorial exploratória (AFE) e análise fatorial confirmatória (AFC) com o software adequado para esta análise estatística.
Principais resultados
Três escalas foram desenvolvidas para medir diferentes aspectos do compartilhamento e KT. Não é possível dizer qual é melhor para medir a KT, pois depende do objetivo da medição e do contexto em que será aplicada.
Contribuições teóricas/metodológicas
Primeira escala concentra-se em fatores do indivíduo ou organizacional que impedem a TC; A segunda escala concentra-se em diferentes tipos de conhecimento e na capacidade do indivíduo de aplicá-lo. A terceira escala concentra-se na aprendizagem individual e na TC para novas situações.
Contribuições sociais/para a gestão
As técnicas estatísticas confirmaram que a efetividade na transferência do conhecimento poderia aumentar o estoque de conhecimento, melhorar a eficiência do trabalho, resolver problemas do projeto e melhorar o nível de tecnologia e gestão.