Resumo

Título do Artigo

ESCALA DE TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO EM GESTÃO DE PROJETOS
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Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Valdemilson de Assis Alves de Araujo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - VERGUEIRO
2 - Isabel Cristina Scafuto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos
3 - LINCOLN SPOSITO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - vergueiro
4 - Samir Cavaletti
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é identificar as escalas de transferência do conhecimento na área de gestão de projetos, compará-las e mensurá-las.
Relevância/originalidade
Apesar da relevância das iniciativas de conhecimento em nível de projeto, nosso entendimento sobre Transferência do Conhecimento - TC em inglês knowledge transfer - KT entre projetos e de seus fatores de influência ainda permanece limitada.
Metodologia/abordagem
Para que seja possível alcançar o objetivo proposto, será utilizada uma abordagem quantitativa com aplicação de questionários Survey. Os dados serão analisados usando análise fatorial exploratória (AFE) e análise fatorial confirmatória (AFC) com o software adequado para esta análise estatística.
Principais resultados
Três escalas foram desenvolvidas para medir diferentes aspectos do compartilhamento e KT. Não é possível dizer qual é melhor para medir a KT, pois depende do objetivo da medição e do contexto em que será aplicada.
Contribuições teóricas/metodológicas
Primeira escala concentra-se em fatores do indivíduo ou organizacional que impedem a TC; A segunda escala concentra-se em diferentes tipos de conhecimento e na capacidade do indivíduo de aplicá-lo. A terceira escala concentra-se na aprendizagem individual e na TC para novas situações.
Contribuições sociais/para a gestão
As técnicas estatísticas confirmaram que a efetividade na transferência do conhecimento poderia aumentar o estoque de conhecimento, melhorar a eficiência do trabalho, resolver problemas do projeto e melhorar o nível de tecnologia e gestão.

Abstract

Study goals
The objective of this study is to identify the scales of knowledge transfer in the area of project management, compare and measure them.
Relevance / originality
Despite the relevance of project-level knowledge initiatives, our understanding of Knowledge Transfer - KT between projects and their influencing factors still remains limited.
Methodology / approach
In order to achieve the proposed objective, a quantitative approach will be used with the application of Survey questionnaires. Data will be analyzed using exploratory factor analysis (EFA) and confirmatory factor analysis (CFA) with appropriate software for this statistical analysis.
Main results
Three scales were developed to measure different aspects of sharing and KT. It is not possible to say which is better for measuring KT, as it depends on the purpose of the measurement and the context in which it will be applied.
Theoretical / methodological contributions
First scale focuses on individual or organizational factors that impede CT; The second scale focuses on different types of knowledge and the individual's ability to apply it. The third scale focuses on individual learning and CT for new situations.
Social / management contributions
Statistical techniques confirmed that the effectiveness of knowledge transfer could increase the stock of knowledge, improve work efficiency, solve project problems, and improve the level of technology and management.