Resumo

Título do Artigo

UMA METODOLOGIA DE PESQUISA DESIGN SCIENCE APLICADA EM UMA ESTRATÉGIA OMNICCHANNEL EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA BRASILEIRA
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Tema

Marketing Estratégico

Autores

Nome
1 - Gabriela de Paula Ribeiro
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
2 - Alexandre Cappellozza
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
3 - Luis Hernan Contreras Pinochet
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) - Departamento de Administração

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do artigo é apresentar uma solução para a baixa eficiência operacional e utilização inadequada de insumos nos canais de atendimento de uma grande instituição financeira brasileira.
Relevância/originalidade
O artefato proposto neste estudo foi desenvolvido com base em fundamentações teóricas e levantamentos empíricos, que consideraram diferentes perspectivas no desenvolvimento da solução.
Metodologia/abordagem
Este estudo adotou a metodologia Design Science para desenvolver uma plataforma que unificasse sistemas de atendimento e direcionamento de demandas e processos de negócios.
Principais resultados
A solução de canais de atendimento e contribuiu para a melhoria significativa na gestão de processos ao permitir uma visão integrada do relacionamento, facilitou a análise dos serviços e promoveu aos clientes a experiência de jornadas de sucesso.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição desta pesquisa identificou que a falta de eficiência operacional era causada pelo fato de as áreas de atendimento serem separadas e independentes, utilizarem ferramentas para registro e tratamento de demandas distintas e precisarem ser sistemas integrados ou legados.
Contribuições sociais/para a gestão
Após a implantação integral da ferramenta, será criada uma célula específica para gestão da demanda, responsável pelo controle de prazos, qualidade das respostas e adequação das negociações, sem a necessidade de dispersão dos recursos responsáveis por essas atividades de controle.

Abstract

Study goals
The aim of the article presents a solution to the low operational efficiency and inadequate use of inputs in the service channels of a major Brazilian financial institution.
Relevance / originality
The artifact proposed in this study was developed based on theoretical foundations and empirical surveys, which considered different perspectives on the development of the solution.
Methodology / approach
This study adopted the Design Science methodology to develop a platform that unified customer service systems and the direction of demands and business processes.
Main results
The solution of service channels contributed to the significant improvement in process management by allowing an integrated view of the relationship, facilitating the analysis of services, and promoting to customers, regardless of the point of contact, the experience of successful journeys.
Theoretical / methodological contributions
This research indicates that the lack of operational efficiency was caused by the service areas being separate and independent, using tools for recording and treating distinct demands, and needing to be integrated or legacy systems.
Social / management contributions
After the full implementation of the tool, a specific cell will be created for demand management, responsible for controlling deadlines, quality of responses, and adequacy of the negotiations, without the need to disperse the resources accountable for these control activities.