Resumo

Título do Artigo

Sistema de Formação Gerencial - Sebrae-MG: desenvolvimento de competências digitais docentes.
Abrir Arquivo

Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Geraldo Aguilarez da Silva
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - MPA
2 - Reginaldo de Jesus Carvalho Lima
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - MPA
3 - Domingos Antonio Giroletti
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado Profissional em Administração. - 983-099-250

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo geral foi averiguar o processo de desenvolvimento de competências digitais docentes no Sistema de Formação Gerencial - (Sebrae-MG). O estudo descreve o Sistema; mapeia as competências digitais docentes; e identifica os meios utilizados para seu desenvolvimento.
Relevância/originalidade
A pesquisa contribui para o debate sobre competências digitais no contexto de um sistema que estimula a formação empreendedora, associando ensino médio e profissionalizante. Trata-se de estudo relevante no âmbito de uma sociedade marcada pela intensificação do aparato tecnológico e digital.
Metodologia/abordagem
Realizou-se estudo de caso descritivo com análise de dados quantitativos e qualitativos. A coleta envolveu 51 profissionais, incluindo docentes e diretores. Utilizaram-se questionário, entrevista e consulta a documentos. A análise dos dados envolveu procedimentos de estatística descritiva e análise de conteúdo.
Principais resultados
O desenvolvimento de competências digitais docentes no Sistema Sebrae-MG envolve múltiplos esforços, tendo sido afetado por eventos como a pandemia do COVID-19 e a adequação à BNCC Observou-se a necessidade de atores institucionais reverem sua postura ante às exigências da cultura digital
Contribuições teóricas/metodológicas
No plano teórico, a discussão proposta reforça a relevância e a aplicabilidade do tema no contexto de um Sistema orientado para a formação empreendedora. As diversas técnicas empregadas no estudo favoreceram uma visão abrangente acerca do objeto de estudo.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados obtidos poderão suscitar análises, reflexões e ações no Sistema de EFG. Dessa forma, configura-se o caráter aplicado da pesquisa, que poderá municiar o aprimoramento do processo de desenvolvimento de competências digitais por parte dos docentes.

Abstract

Study goals
The general objective was to verify the development process of teachers' digital competences in the Management Training System - (Sebrae-MG). The study describes the System; maps how teaching digital competences; and identifies the means used for its development.
Relevance / originality
The research contributes to the debate on digital competences in the context of a system that encourages entrepreneurial training, associating high school and vocational education This is a relevant study within the scope of a society marked by the intensification of the
Methodology / approach
A descriptive case study was carried out with quantitative and qualitative data analysis. The collection involved 51 professionals, including professors and principals. A questionnaire, interview and consultation of documents were used. Data analysis involved descriptive statistics and content analysis procedures.
Main results
The development of teaching digital competences in the Sebrae-MG System involves multiple efforts, having been affected by events such as the COVID-19 pandemic and adaptation to the BNCC There was a need for institutional actors to review their stance on the demands
Theoretical / methodological contributions
On a theoretical level, the proposed discussion reinforces the relevance and applicability of the theme in the context of a System oriented towards entrepreneurial training. The various techniques employed in the study favored a comprehensive view of the object of study.
Social / management contributions
The results obtained may lead to analysis, reflections and actions in the EFG System In this way, the applied character of the research is configured, which can provide the improvement of the process of developing digital competences on the part of the