Objetivo do estudo
O objetivo geral foi averiguar o processo de desenvolvimento de competências digitais docentes no Sistema de Formação Gerencial - (Sebrae-MG). O estudo descreve o Sistema; mapeia as competências digitais docentes; e identifica os meios utilizados para seu desenvolvimento.
Relevância/originalidade
A pesquisa contribui para o debate sobre competências digitais no contexto de um sistema que estimula a formação empreendedora, associando ensino médio e profissionalizante. Trata-se de estudo relevante no âmbito de uma sociedade marcada pela intensificação do aparato tecnológico e digital.
Metodologia/abordagem
Realizou-se estudo de caso descritivo com análise de dados quantitativos e qualitativos. A coleta envolveu 51 profissionais, incluindo docentes e diretores. Utilizaram-se questionário, entrevista e consulta a documentos. A análise dos dados envolveu procedimentos de estatística descritiva e análise de conteúdo.
Principais resultados
O desenvolvimento de competências digitais docentes no Sistema Sebrae-MG envolve múltiplos esforços, tendo sido afetado por eventos como a pandemia do COVID-19 e a adequação à BNCC Observou-se a necessidade de atores institucionais reverem sua postura ante às exigências da cultura digital
Contribuições teóricas/metodológicas
No plano teórico, a discussão proposta reforça a relevância e a aplicabilidade do tema no contexto de um Sistema orientado para a formação empreendedora. As diversas técnicas empregadas no estudo favoreceram uma visão abrangente acerca do objeto de estudo.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados obtidos poderão suscitar análises, reflexões e ações no Sistema de EFG. Dessa forma, configura-se o caráter aplicado da pesquisa, que poderá municiar o aprimoramento do processo de desenvolvimento de competências digitais por parte dos docentes.