Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇAS EM AMBIENTES QUE FOMENTEM A INOVAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Ana Clara Tripoloni de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Centro Socioeconomico
2 - Gabriela Gonçalves Silveira Fiates
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Departamento de Ciências da Administração

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo geral do artigo é analisar o papel de lideranças em empresas de base tecnológica na promoção de ambientes que estimulem a inovação.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa é relevante ao estudar de lideranças em empresas de base tecnológica na promoção de ambientes inovadores em um país emergente, como o Brasil, cuja posição no ranking do Índice Global de Inovação em 2022, ainda está aquém de seu potencial.
Metodologia/abordagem
Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram realizadas sete entrevistas e os dados foram analisados com análise de conteúdo. As dimensões: Inovações presentes na organização, Cultura organizacional, Papel do líder e Características comportamentais da liderança desdobraram-se em categorias e subcategorias.
Principais resultados
Os líderes desempenham papel chave no desenvolvimento de equipes capazes de inovar estimulando a criatividade, para encontrar diferentes soluções. Os processos e objetivos são abertos, comunicados claramente e construídos conjuntamente com a equipe. Diferentes estilos de liderança foram identificados nos líderes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta pesquisa contribui com a teoria ao propor a análise do papel de lideranças na promoção de inovação em empresas de base tecnológica em um país emergente, cujas características contextuais diferem da maior parte das pesquisas sobre o tema.
Contribuições sociais/para a gestão
Esta pesquisa contribui ao identificar o perfil e apontar comportamentos e estilos de liderança que se mostraram adequados à promoção da inovação nas empresas estudadas. Os achados podem fornecer subsídios para inspirar a formação de líderes mais inovadores.

Abstract

Study goals
The overall objective of this article is to analyze the role of leadership in technology-based companies in promoting environments that encourage innovation.
Relevance / originality
This research is relevant in studying leadership in technology-based companies in promoting innovative environments in an emerging country like Brazil, whose position in the 2022 Global Innovation Index still falls short of its potential.
Methodology / approach
This is a descriptive research with a qualitative approach. Seven interviews were conducted, and the data were analyzed using content analysis. Dimensions such as Innovations within the organization, Organizational culture, Leadership role, and Behavioral characteristics of leadership unfolded into categories and subcategories.
Main results
Leaders play a crucial role in developing teams capable of innovating by stimulating creativity to find different solutions. Processes and objectives are open, clearly communicated, and built collaboratively with the team. Different leadership styles were identified among the leaders.
Theoretical / methodological contributions
This research contributes to the theory by proposing the analysis of leadership's role in promoting innovation in technology-based companies in an emerging country, with contextual characteristics differing from most research on the topic.
Social / management contributions
This research contributes by identifying profiles, behaviors, and leadership styles that proved suitable for promoting innovation in the studied companies. The findings may provide insights to inspire the development of more innovative leaders.