Objetivo do estudo
Este artigo teve como objetivo apresentar o que está sendo estudado sobre negócios de impacto social em gestão de projetos.
Relevância/originalidade
O estudo fornece uma melhor compreensão dos negócios de impacto social na gestão de projetos, e insights que possam orientar pesquisadores e profissionais na busca por abordagens mais integradas e eficazes na realização de projetos com um propósito social significativo.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se a revisão sistemática da literatura como metodologia de pesquisa. Após um processo de refinamento dos artigos inicialmente selecionados, um total de 20 artigos emergiram como o foco central para análise e investigação mais aprofundada.
Principais resultados
A análise dos dados permitiu identificar as áreas que têm capturado a atenção e interesse da pesquisa acadêmica no âmbito do impacto social, além da predominância de estudos que se concentram em investimentos de impacto utilizados para impulsionar mudanças positivas na sociedade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este artigo trouxe a compreensão dos estudos existentes sobre negócios de impacto social em projetos, apresentando o panorama atual de conhecimento, mas também lançando luz sobre áreas de investigação promissoras para a evolução futura desse campo.
Contribuições sociais/para a gestão
Iniciativas empresariais inovadoras e sustentáveis que abordam questões sociais desempenham um papel crucial no impulso à inovação e crescimento empresarial. A capacidade dos empreendedores sociais em criar soluções inovadoras para problemas sociais tem impulsionado o desenvolvimento de projetos de impacto social bem-sucedidos.