Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL NA ÁREA DE GESTÃO DE PROJETOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Inovação, Empreendedorismo, Inteligência Artificial (IA) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Transformando os Negócios

Autores

Nome
1 - Gabriela Martins dos Santos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP
2 - Cristina Dai Prá Martens
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP Uninove
3 - Daiane Tretto da Rocha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo teve como objetivo apresentar o que está sendo estudado sobre negócios de impacto social em gestão de projetos.
Relevância/originalidade
O estudo fornece uma melhor compreensão dos negócios de impacto social na gestão de projetos, e insights que possam orientar pesquisadores e profissionais na busca por abordagens mais integradas e eficazes na realização de projetos com um propósito social significativo.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se a revisão sistemática da literatura como metodologia de pesquisa. Após um processo de refinamento dos artigos inicialmente selecionados, um total de 20 artigos emergiram como o foco central para análise e investigação mais aprofundada.
Principais resultados
A análise dos dados permitiu identificar as áreas que têm capturado a atenção e interesse da pesquisa acadêmica no âmbito do impacto social, além da predominância de estudos que se concentram em investimentos de impacto utilizados para impulsionar mudanças positivas na sociedade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este artigo trouxe a compreensão dos estudos existentes sobre negócios de impacto social em projetos, apresentando o panorama atual de conhecimento, mas também lançando luz sobre áreas de investigação promissoras para a evolução futura desse campo.
Contribuições sociais/para a gestão
Iniciativas empresariais inovadoras e sustentáveis que abordam questões sociais desempenham um papel crucial no impulso à inovação e crescimento empresarial. A capacidade dos empreendedores sociais em criar soluções inovadoras para problemas sociais tem impulsionado o desenvolvimento de projetos de impacto social bem-sucedidos.

Abstract

Study goals
This article aimed to present the studies about social impact businesses in project management.
Relevance / originality
The study provides a better understanding on social impact businesses in project management, and insights that can guide researchers and practitioners in search of more integrated and effective approaches in carrying out projects with a social meaningful purpose.
Methodology / approach
It was used a systematic literature review as a research methodology. After a refinement process of the initially selected articles, 20 articles came out as the central focus for analysis and further investigation.
Main results
Data analysis made possible to identify the areas that have captured attention and interest of academic research in the social impact field, as well the prevalence of studies focusing on impact investments used to drive positive changes in the society.
Theoretical / methodological contributions
This article brought an understanding of existing studies on social impact businesses in projects, presenting the current knowledge panorama, but also enlighten about areas of investigation for the future evolution of this field.
Social / management contributions
Innovative and sustainable business initiatives that address social issues play a crucial role in driving innovation and business growth. The ability of social entrepreneurs to create innovative solutions to social problems has driven the development of successful social impact projects.